Cadeia pública de Ivaiporã recebe melhorias

O Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) promoveu na quinta-feira, 26 de novembro, uma reforma de readequação na carceragem da cadeia pública de Ivaiporã, visando melhorar o atendimento e a segurança da unidade.

Chefe regional do Depen de Londrina, Nilton Garcia. Por: Luiz Valoto

Chefe regional do Depen de Londrina, Nilton Garcia

Fonte: Luiz Valoto

O chefe regional do Depen de Londrina, Nilton Cesar Santos Garcia, explicou que foram instalados novos portões dentro da carceragem principal, com objetivo de oferecer mais segurança ao trabalho e ao manejo dos presos na carceragem interna. “Essa reforma se fez necessária devido ao último incidente ocorrido em outubro. Estamos colocando os portões para dar maior segurança à comunidade, funcionários da delegacia e para os próprios presos”, argumentou Nilton Garcia.

Conforme Nilton Cesar Garcia, os portões vão agilizar o acesso aos presos, caso algum dos detentos necessite de prestação de socorro, além de oferecer maior segurança para os agentes penitenciários.

O Depen assumiu, recentemente, a gestão da carceragem da 54ª Delegacia de Polícia Civil de Ivaiporã. Uma das ações do Depen, no início do mês de novembro, foi fazer a retirada do lixo acumulado dentro da cadeia, bem como a retirada de materiais ilícitos. “Constatamos que a saúde dos presos melhorou com a limpeza e o pente fino feito na carceragem”, observou o chefe regional do Depen.

De acordo com Nilton Garcia, esse é só o começo das melhorias que deverão ser feitas na unidade, que já recebeu a visita de um representante da engenharia do Depen. “O Depen já fez a licitação e tem ações mais efetivas programadas para a cadeia de Ivaiporã, sempre estabelecendo parceria com o delegado Aldair da Silva Oliveira”, completou.

Delegado de Polícia Civil de Ivaiporã, Aldair da Silva Oliveira. Por: Luiz Valoto

Delegado de Polícia Civil de Ivaiporã, Aldair da Silva Oliveira

Fonte: Luiz Valoto

O delegado da 54ª Delegacia de Polícia Civil de Ivaiporã, Aldair da Silva Oliveira destacou a importância das melhorias que estão sendo realizadas na cadeia. “Estamos dentro de um cronograma de transição da gestão da cadeia de Ivaiporã para o Depen e estamos fazendo algumas adequações e melhoramentos para que isso seja possível. Até então, a retirada dos presos era feita em contato direto com o funcionário da Polícia Civil e isso criava insegurança. A instalação dessas grades e colocação de mecanização possibilita que a entrada e saída dos detentos aconteçam sem que haja o contato com os funcionários”, contou o delegado.

Além disso, com o apoio da OAB, está sendo feita a adequação na antiga cela feminina, que se transformará em uma sala de audiência e videoconferência, que visa a atender uma normativa do tribunal de justiça, além de um parlatório para atender as necessidades dos advogados.

Aldair Oliveira comentou ainda que, com a administração carcerária passando para o Depen, a Polícia Civil poderá se dedicar integralmente ao trabalho de investigação e atendimento à população. “Espero ter os quatro investigadores à disposição para reforçar o trabalho de investigação, solução de crimes e oferecer mais segurança à comunidade”, finalizou o delegado de Ivaiporã.

Comentários