Lideranças iniciam campanha para duplicação da rodovia PR-466

Luiz Carlos Zampier comanda reunião realizada na sede do Sindicato Rural
Representantes de várias entidades de Pitanga estão se mobilizando para iniciar uma campanha buscando a duplicação da rodovia PR-466, no trecho entre Pitanga e Guarapuava. A primeira reunião do grupo foi realizada na semana passada, na sede do Sindicato Rural de Pitanga, para iniciar um debate sobre o assunto e nessa quarta-feira, dia 2 de dezembro, uma nova reunião está agendada para iniciar um plano de trabalho e planejamento das ações que serão desenvolvidas pelo grupo nas próximas semanas.
O presidente do Sindicato Rural de Pitanga e um dos idealizadores do movimento, Luiz Carlos Zampier, disse que a rodovia entre Pitanga e Guarapuava foi construída há 42 anos e, desde então, não recebeu nenhuma melhoria. No entanto, o tráfego de veículos e, principalmente, de caminhões aumentou muito e, praticamente, toda semana são registrados acidentes graves no local, com vítimas fatais. “Essa situação vem se agravando e não existe uma tendência de melhora, ao contrário, o tráfego tende a aumentar nessa rodovia”, comentou Luiz Carlos.
Ele lembrou que, há cerca de 20 anos, o Governo do Estado, na gestão do ex-governador Jaime Lerner, deixou a região central de fora ao criar o chamado Anel de Integração e que, agora, o governador Ratinho Júnior está planejando outra reestruturação nas rodovias o Paraná, mas existe uma tendência de deixar a região central de fora novamente. “A duplicação prevista é de Guarapuava até Turvo e não até Pitanga e o sentimento que temos é que Pitanga ficará novamente de fora desses investimentos”, frisou o presidente do Sindicato Rural.
Ele ressalta que o objetivo dessa ação é que a união das instituições de Pitanga sensibilize o meio político para que inclua essa duplicação no projeto de reestruturação da malha viária do Paraná e os argumentos, além do número expressivo de mortes nesse trecho, é que essa duplicação é um fator preponderante para o desenvolvimento da região central. “Sabemos que a nossa região tem um dos IDH´s mais baixos do Paraná, justamente, pela falta de renda e o Governo do Estado, há décadas, está devendo muito para a região central, enquanto outras regiões do Paraná se desenvolveram por meio de políticas públicas importantes”, comentou Zampier.
Uma das primeiras ações é buscar a conscientização dos moradores da cidade sobre a importância dessa campanha e, para isso, além de mobilizar os meios de comunicação, haverá uso intenso das redes sociais, panfletos, outdoors e faixas. A ideia é que na reunião dessa quarta-feira, dia 2 de dezembro, já seja definido o nome da campanha e as primeiras ações que serão realizadas. Ele lembra que esse é um movimento totalmente apolítico e apartidário e que a ideia é fazer uma mobilização de toda a sociedade para, na sequência, chegar às lideranças políticas.
“Essa rodovia é um importante ponto de escoamento da produção de grãos do Mato Grosso do Sul, que tem destino o Porto de Paranaguá e, por isso, precisa de uma melhoria significativa em sua estrutura”, pontuou Luiz Carlos Zampier.
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