Suco natural e suco detox

Prefere tomar um suco de laranja a comer a fruta inteira? Tem costume de fazer sucos detox? Conheça vantagens e desvantagens desses hábitos para a saúde

Você já deve saber que os sucos industrializados têm grande adição de açúcares ou adoçantes, conservantes e corantes e, por isso, devem ser evitados. Mas e o suco de fruta natural, será que existe alguma contraindicação? Os sucos detox são mesmo saudáveis? Vamos descobrir!

Imagem da notícia.

Sucos de frutas são saudáveis?

Sucos de fruta, além de saborosos, contribuem para trazer nutrientes para a alimentação diária. Eles podem, e devem, ser ingeridos como parte de uma alimentação saudável. Mas você sabia que beber um copo de suco natural não é o mesmo que ingerir a fruta?

As frutas são fontes de nutrientes fundamentais e devem ser consumidas, em variedade, diariamente. Elas contêm alta quantidade de fibras, possuem vitaminas diversas, sais minerais e água. Além disso, uma fruta bem docinha é uma delícia!

Mas, ao contrário da fruta consumida inteira, o suco tem menor teor de fibras, que se perdem no preparo. E, com menos fibras, a frutose (espécie de açúcar natural das frutas) é absorvida mais rapidamente, aumentando o índice glicêmico.

O suco de frutas, assim como outras bebidas, também é “recebido” de forma diferente do que alimentos sólidos pelo organismo. Por questões fisiológicas, mas também das próprias características dos alimentos, o corpo demora mais para assimilar as calorias de líquidos, atrasando o controle da saciedade e podendo levar a um maior consumo calórico no dia.

Como consumir suco de frutas da melhor forma?

Como vimos, os sucos naturais devem, sim, ser consumidos, o problema é o excesso. Nesse caso, aqui vão algumas dicas para a hora do preparo:

• Utilizar o liquidificador: o liquidificador proporciona maior rendimento e maior teor de fibras, se comparado aos processadores.

• Não beber em excesso: excesso nunca é bom. Como falamos, os sucos naturais perdem fibras se comparados às frutas inteiras e geram mais rápida absorção de frutose, aumentando o índice glicêmico. O recomendado, por dia, é um copo de 150 ml.

• Dar preferência às frutas inteiras, quando possível: as frutas são só vantagens! Então, busque alternar entre o consumo de sucos e o de frutas “in natura”.

• Variar as frutas: seja na hora de comer a fruta, seja na hora de fazer um suco, teste várias combinações. Afinal, cada fruta tem suas próprias vitaminas, todas importantes para nós.

Evitar adoçar: as frutas já costumam ser doces. Evite usar açúcares, eles contribuem para o excesso de calorias na alimentação e podem ser fator de risco para o desenvolvimento da diabetes. Quando necessário, opte por versões mais naturais, como o mel e o açúcar mascavo.

Imagem da notícia.

Sucos detox funcionam?

As dietas detox incluem sucos e coquetéis com o objetivo de eliminar toxinas prejudiciais ao nosso organismo. Essas dietas que restringem a alimentação – ou seja, quando você não pode comer alguns alimentos, se forem cumpridas por um longo período, podem trazer malefícios para a saúde.

Se os sucos chamados detox forem compostos por alimentos naturais e minimamente processados, misturando verduras e hortaliças, eles podem ser saudáveis.

Mais importante é fazer desses sucos um complemento de uma alimentação variada e nutritiva e sempre consultar um médico para orientar sobre a forma de compor sua rotina alimentar.

Fonte: https://www.unimed.coop.br/

Comentários