Prefeitura de Ivaiporã substitui árvores exóticas invasoras por nativas

Árvores invasoras são substituídas no Lago Jardim Botânico

Árvores invasoras são substituídas no Lago Jardim Botânico

A Prefeitura Municipal de Ivaiporã, por meio do Departamento Municipal do Meio Ambiente e Serviços Urbanos, está fazendo a substituição de árvores exóticas invasoras por árvores nativas, no Lago Ambiental Jardim Botânico. Trata-se de um projeto de revitalização para área de fundo do vale.

As árvores exóticas invasoras podem causar problemas à biodiversidade, sendo que elas impedem o desenvolvimento de árvores nativas, podendo leva-las à extinção e possuem toxinas que as impendem de servir de alimento para inúmeros pássaros.

De acordo com o diretor de Meio Ambiente, Valdir de Bomfim, foram vistoriadas e catalogadas todas as espécies exóticas presentes na área de preservação permanente do córrego localizado no Ribeirão Pindauvinha, nas proximidades do Lago Ambiental Jardim Botânico, sendo encontradas seis espécies, como leucena, ligustro, goiaba, santa bárbara, eucalipto e uva japonesa.

As espécies citadas serão substituídas por espécies nativas, como a paineira, a embaúba, o amarelinho, a sangra d’água, o angico, a gabiroba, a aroeira, a pitanga, a cerejeira e o cedro rosa.

Imagem da notícia.