Primeira Igreja Batista de Ivaiporã completa 60 anos

Pastor Osias Mainardes fala dos 60 anos da 1ª Igreja Batista de Ivaiporã

Pastor Osias Mainardes fala dos 60 anos da 1ª Igreja Batista de Ivaiporã

A Primeira Igreja Batista completou 60 anos em Ivaiporã. Fundada em 15 de novembro de 1960, a igreja é mais antiga que o próprio município de Ivaiporã, que era conhecido como Sapecado e teve a emancipação político-administrativa em 19 de novembro, de 1961.

Para celebrar o sexagenário de fundação do templo religioso, o pastor Osias Mainardes, que está à frente dos trabalhos da igreja desde março de 2016, comentou que, por conta da pandemia de Covid-19, a comemoração será diferente.

No dia 6 de dezembro, haverá um culto de gratidão a Deus, sem celebração com alimentos para evitar aglomerações, bem como não foram feitos convites para irmãos de outras cidades. “Não podíamos deixar a data passar em branco, mas vamos fazer aquilo que é essencial, agradecer a Deus por tudo que tem feito, pelas bênçãos, pelo cuidado que tem tido com nossas vidas”, referiu o pastor, lembrando que o cuidado de Deus se faz presente ao longo de toda a história da humanidade.

História

Em 1958, Eugênio Maciel veio do município de Uraí para conhecer a região e comprou um sítio na região onde hoje é o Ouro Verde e, na negociação das terras, o proprietário que tinha um coração batista, incluiu a doação de um terreno, que fica próximo à atual sede da igreja.

Algum tempo depois, vieram mais três irmãos, que também adquiriram propriedades na região do Ouro Verde, sendo que eles Antonio Couto, João da Silva Campos e Sebastião Correia, que faziam parte da igreja Batista e se reuniam na casa do evangelista João Campos.

Mais tarde, os irmãos procuraram a Companhia Ubá e fizeram uma troca com o terreno anterior por dois lotes, onde está a sede atual que, inicialmente, foi construída com madeira e, posteriormente, estruturada. “A igreja tem um compromisso arraigado e está vinculada à história da cidade, uma vez que se desenvolveram juntos. Entre os compromissos relacionados ao desenvolvimento da cidade, o elemento mais importante é que a igreja tem o propósito de fornecer cidadãos éticos com compromissos de amor ao próximo em relação à vida comunitária. Nossa missão é ser discípulos e seguir os passos de Cristo e, quando conseguimos atingir nosso propósito, colocamos pessoas que se envolvem com o bem comunitário e que intercedem pelo bem-estar da cidade. Anos atrás criei a campanha Ame Ivaiporã e Ore por Ela, e esse é um conceito interessante relacionado ao desenvolvimento da igreja que ama e zela pelo bem da comunidade”, pontuou Osias Mainardes.

Foram pastores desta igreja até o momento Paulo Guedes, Serafim Romero, José de Souza, Joel dos Prazeres, Arlindo Fraga, Deli Valeriano Moreira, Américo Soliom, Silas, Ricardo Giglio Junior, Tarceli Martins e Osias Mainardes.

Dos pioneiros que vieram em 1960 ainda estão vivos Laurides Maciel, Enir Maciel e Elza Couto.

A Primeira Igreja Batista também tem sede nos municípios de Jardim Alegre e São João do Ivaí.