Homenagem a Antônio Mineiro

Antônio Mineiro

Antônio Mineiro

Uma pessoa exemplar, um artista autodidata de inteligência ímpar e que amava Ariranha do Ivaí. Assim foi Antônio Alves Ferreira ou o “Antônio Mineiro”, como era popularmente conhecido no município.

Nascido em São Francisco-MG, Antônio Mineiro chegou à região no início dos anos 60, vindo com o pai, o pioneiro João Alves Ferreira, e outros seis irmãos para viver na localidade do “Arroio Bonito”. Antônio e a família tiveram papel muito importante no desenvolvimento da localidade, que, posteriormente, viria a se tornar município de Ariranha do Ivaí, sendo ele, inclusive, coautor do hino e da bandeira oficial do municipal.

Em Ariranha Antônio casou-se com Maria Aparecida Ferreira (in memorian) e teve três filhos, Robson (in memorian), Rosemeire e Lucimara, que lhe deram três netos. Além de seu engajamento nas atividades e movimentos locais, Antônio Mineiro se destacou também como um grande artista plástico da região, criando belas obras esculpidas em madeira, expostas em museus e galerias do Paraná, do Brasil, e até mesmo fora do país.

Um acidente automobilístico, no ano de 1989, comprometeu parcialmente seus movimentos da mão esquerda, o que limitou sua atividade como escultor, porém, isso não tirou a inspiração do artista que passou a dedicar-se à pintura e aos trabalhos em argila.

A casa onde o pioneiro e artista viveu seus últimos dias, localizada na Chácara Cristo Acolhedor em Ariranha do Ivaí, abriga boa parte do seu acervo artístico. A mesma casa aconchegante e cercada pela natureza, onde o ariranhense Antônio Mineiro recebia os amigos e visitantes com muita hospitalidade e simpatia, e sempre com boas histórias para contar.

Ariranha do Ivaí perde não somente um pioneiro e um homem valoroso para a comunidade. O município e a região perdem também um grande e brilhante artista, um expoente da cultura regional. O homem e artista parte, mas sua história e a sua obra ficam para inspirar outras pessoas.

Antônio Mineiro faleceu na manhã de 19 de novembro, na cidade de Cascavel, onde passava por um tratamento de saúde.