Consultora orienta empreendedores para adesão ao Sisbi

Adriana Cássia Oliveira

Adriana Cássia Oliveira

O Consórcio Cid Centro, do qual fazem parte 30 municípios da região central do Paraná, recebeu na semana passada a visita da consultora do IICA (Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura), Adriana Cássia de Oliveira, que iniciou o trabalho de consultoria para cinco estabelecimentos da região, selecionados pelo consórcio para receber as orientações. Adriana Oliveira está na região graças a um convênio assinado ente o instituto e o Ministério da Agricultura e Pecuária, que selecionou 12 consórcios em todo o Brasil para esse trabalho. Caso algum dos empreendimentos beneficiados fosse contratar esse serviço de forma individual, o custo giraria em torno de R$ 40 mil. Os empreendedores estão recebendo as consultorias de forma gratuita.

Adriana salienta que seu trabalho consiste em orientar os empreendedores de como ajustarem suas estruturas e seus processos para que possam atender à resolução nacional e, com isso, receber o Sisbi (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal), que permite a comercialização dos produtos de origem animal em qualquer estabelecimento do Brasil. “Essa também é uma forma de avaliar se os serviços de inspeção dos consórcios, estados e municípios têm procedimentos equivalentes ao SIF (Produto de Inspeção Federal)”, comenta.

Adriana Oliveira destaca que esse trabalho oportuniza ao produtor escolher o serviço de inspeção e ter o mesmo tipo de fiscalização do serviço federal, mesmo sendo um pequeno produtor rural.

Paralelo ao trabalho das consultorias, o Ministério da Agricultura está orientando os procedimentos que precisam ser realizados pelo consórcio, que a partir dessa capacitação também poderá autorizar os estabelecimentos ao uso do Sisbi. “Esses consórcios também serão auditados anualmente e, caso eles indiquem algum estabelecimento que não seja adequado, todos os estabelec imentos da área perdem o Sisbi”, alerta.

O agrônomo Carlos Eduardo dos Santos, do Núcleo Regional da Secretaria da Agricultura e Abastecimento (Seab) de Ivaiporã, explica que foram selecionados cinco estabelecimentos na região para receber essa consultoria. Dois frigoríficos de bovinos e suínos, localizados em Palmital e Rosário do Ivaí; um abatedouro de frango caipira de Nova Tebas; uma produtora de ovos de Jardim Alegre; e uma produtora de peixes de São João do Ivaí. “Todos os empreendedores estão animados e muitos já estão realizando as melhorias para receber o selo do Sisbi, o mais rápido possível”, comentou Carlos Eduardo.

Reuniões e consultorias são realizadas com empreendimentos selecionados

Reuniões e consultorias são realizadas com empreendimentos selecionados

Comentários