Mesatenistas de Ivaiporã disputarão Campeonato Brasileiro

Renata e Emanuelly Santos irão para o Campeonato Brasileiro

Renata e Emanuelly Santos irão para o Campeonato Brasileiro

As mesatenistas ivaiporãenses Renata Alves dos Santos e Emanuelly Victória Alves dos Santos irão representar o Paraná no 54º Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa. A competição está marcada para acontecer entre os dias 6 e 13 de dezembro, na Arena Carioca 3, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Renata Santos, 16 anos, está credenciada para a disputa da categoria juvenil por equipes, por ser a atual campeã paranaense individual da categoria, enquanto Emanuelly Santos, 10 anos, foi convidada por ser a atual vice-campeã paranaense da categoria mirim, e disputará no torneio nacional a categoria equipes pré-mirim e individual super pré-mirim.

A dupla, treinada pelo irmão e também mesatenista Elder Santos, já competiu no Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa, sendo que Renata já esteve nas edições de 2017 e 2019, e Emanuelly participou da edição de 2019.

Elder Santos lembrou que, no ano passado, em São Paulo, Renata Santos ficou entre as 20 melhores no individual e 6º lugar por equipes. Já Emanuelly ficou em 3º lugar por equipes e 5º lugar por equipes no individual geral. “Elas estão melhor preparadas do que no ano passado. Por conta do Covid-19 estou tendo mais tempo para treinÁ-las, principalmente, aprimorando a parte física que é importante para jogar bem”, disse.

No entanto, para custear despesas da competição como transporte, hospedagem, alimentação, o treinador pediu ajuda da comunidade ivaiporãense e da região. “Pedimos a todo o Vale do Ivaí que nos ajude a custear as despesas das atletas Renata e Emanuelly, pois somos atletas humildes e levamos o nome de Ivaiporã em um esporte considerado caro. Fico muito orgulhoso de ser o irmão e o treinador de duas atletas que representam tão bem o nosso município em âmbito estadual e nacional”, destacou Elder Santos, lembrando que ele começou na modalidade há 13 anos e já conquistou inúmeros títulos.

Emanuelly Victória disse que espera se sair bem em mais uma competição nacional e trazer mais uma medalha para o Paraná e Ivaiporã. “Espero ficar entre as melhores mais uma vez”, contou Emanuelly, que soma ao todo 38 medalhas na carreira.

Por sua vez, Renata Santos é mais experiente que a irmã mais nova em competições nacionais e revelou que o fato de ter treinado durante a quarentena pode ser um diferencial. “Como só vou jogar a competição por equipes, espero poder ajudar minhas companheiras a conquistar o 1º lugar, sinto que estou preparada porque treinei muito durante a quarentena”, observou a atleta, que coleciona inúmeros títulos na modalidade.

Será uma competição cercada de cuidados e bem diferente de anos anteriores. De acordo com a programação do torneio que terá dias específicos para cada categoria, super pré-mirins, infantis e juvenis jogarão nos dias 7 e 8; pré-mirins, mirins e juventude atuam nos dias 9 e 10.

Comentários