Brigadeiro sem leite condensado

Imagem da notícia.

Ingredientes

1 xícara de água quente

1 xícara de açúcar demerara (ou açúcar de coco)

1 xícara de aveia em flocos finos

½ xícara de cacau em pó (ou de chocolate amargo em pedaços)

1 colher de sopa de óleo de coco

Granulado de brigadeiro para cobrir (opcional)

Modo de preparo

Ferva a água e coloque-a ainda quente no liquidificador. Antes que esfrie, despeje o açúcar demerara e bata até que ele dissolva completamente. Em seguida, despeje os flocos de aveia e bata até obter uma consistência bem homogênea. Este passo é importante, pois se restarem pedaços de flocos de aveia haverá interferência no sabor final do brigadeiro.

Depois de bater bem os ingredientes, leve-os para uma panela, coloque o cacau em pó e o óleo de coco e acenda o fogo baixo. Mexa até obter uma consistência homogênea.

Continue mexendo em fogo médio até que o brigadeiro comece a desgrudar da panela. Despeje em uma travessa de porcelana ou vidro e deixe esfriar na geladeira.

Após 25 minutos na geladeira, você pode escolher comer o brigadeiro de colher ou fazer bolinhas cobertas com granulado. Na segunda opção, passe óleo de coco nas mãos antes de fazer as bolinhas. Assim que estiverem prontas, despeje uma parte do granulado de brigadeiro em um prato fundo e role as bolinhas por cima.

Caso faça bolinhas, não é necessário utilizar papel de brigadeiro muito menos plásticos. Você pode dispor os doces em uma travessa bonita sem embalagens.

Comentários