Secretária de Educação e diretora de escola participam de discussão junto ao MEC

Rose Sirço e Juleimara Emerenciano participam de debate sobre Matriz Nacional

Rose Sirço e Juleimara Emerenciano participam de debate sobre Matriz Nacional

A secretária municipal de Educação de Ivaiporã, Rose Sirço, e a diretora da Escola Municipal Leila Diniz, Juleimara Emerenciano, participam de uma reunião junto ao Ministério da Educação para a definição de uma matriz Nacional Comum de Competências do Diretor Escolar.

A diretora local foi convidada pela Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) para participar das discussões, cuja reunião virtual ocorreu na terça-feira, dia 17 de novembro. Juleimara Emerenciano representou os diretores de todo o Paraná, nos encontros regionais que estão ocorrendo no Brasil. “A construção da Matriz Nacional Comum de Competências do Diretor Escolar é um trabalho de suma importância aos gestores de escolas públicas e, por isso, precisa contemplar os anseios dos gestores que têm como objetivo a construção de uma escola mais cidadã, justa e igualitária, com a participação dos pais e respeito e apoio da sociedade”, comenta a diretora escolar.

A secretária municipal de Educação, Rose Sirço, acompanhada da diretora Juleimara, estará em Curitiba, onde representará todos os secretários municipais de Educação, no debate nacional, que acontece no dia 19 de novembro. Ela será a representante da Undime do Paraná, junto ao MEC, onde será realizada a análise dos documentos e das ações propostas e o contato com todos os municípios do estado. “Esse é um momento de grande conquista para educação, que neste ato do MEC, na criação da Matriz Nacional Comum de Competências do Diretor Escolar, dá voz aos educadores que conhecem os desafios do chão da escola, em poder contribuir com ações que realmente sejam possíveis de serem executadas e que venham ao encontro das necessidades da comunidade escola”, ressalta. Para ela, a escolha de Ivaiporã para representar os diretores das escolas do Paraná vem confirmar o trabalho democrático e sério que o município realiza nos últimos anos e é referência para o estado.

A Matriz Nacional Comum de Competências do Diretor Escolar tem a finalidade de definir referenciais de conhecimentos e habilidades para subsidiar o melhor desempenho de diretores escolares na mediação e no encaminhamento das demandas da gestão escolar e, como consequência, influenciar no sucesso escolar dos estudantes da educação básica pública, assim como promover referenciais que venham a fundamentar a constituição de itinerários formativos, segundo competências essenciais para uma melhor performance desses profissionais.

Comentários