Colégio Anita Garibaldi aprova mudança para modelo cívico-militar

Anita Garibaldi é 1º Colégio Cívico-militar do Nre de Ivaíporã.

Anita Garibaldi é 1º Colégio Cívico-militar do Nre de Ivaíporã.

A partir de 2021, o Colégio Estadual Anita Garibaldi, de Jardim Alegre, passará a adotar o modelo cívico-militar. A migração do sistema tradicional para o modelo cívico-militar foi aprovada pela comunidade escolar em consulta pública realizada na quarta-feira, 11 de novembro.

Durante o processo de consulta pública, 298 votos foram contabilizados e o modelo proposto pelo Governo do Estado recebeu 243 votos favoráveis, sendo 217 de pais e responsáveis e 26 de professores e funcionários, além de 55 votos contrários, sendo 28 de pais e responsáveis e 27 de professores e funcionários.

Com isso, o Colégio Estadual Anita Garibaldi passa a ser o primeiro Colégio Cívico-Militar do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Ivaíporã, com 82% de aprovação e 18% de rejeição.

Em outubro, dois colégios de Ivaiporã, Idália Rocha e Antônio Diniz Pereira, que haviam sido selecionados para o projeto, não tiveram aprovação da comunidade escolar para implantação.

Em nota, o Núcleo Regional de Educação de Ivaiporã informou que o Colégio Estadual Anita Garibaldi foi uma das 16 instituições de ensino selecionadas no Estado na segunda consulta pública, que oferta a modalidade cívico-militar.

A nota diz ainda que com a chegada do novo modelo cívico-militar, a comunidade jardim alegrense passa a contar com mais uma opção, que tem alcançado notável êxito nas experiências anteriores, além da implementação, como alternativa dentro do modelo tradicional, do ensino fundamental no Colégio Estadual Cristovão Colombo, que já realiza um trabalho de excelência no ensino médio, na Formação de Docente (Magistério) e na Educação Profissional.

Serão, portanto, duas escolas públicas, completas e comprometidas com altos padrões de qualidade e desenvolvimento, onde as famílias poderão optar livremente por qual modelo de educação acreditarem ser o mais adequado para seus filhos.

Por fim, o comunicado destacou que a comunidade escolar deu uma verdadeira lição de democracia e civilidade, manifestando sua posição livremente com respeito e muita cordialidade.

O chefe do NRE de Ivaiporã, Valber Clarimundo, informou que a expectativa inicial era que sete colégios estaduais do NRE de Ivaiporã fossem transformados em cívico-militares, no entanto, esclareceu que não são todos os municípios que se enquadram nos critérios de ter dois colégios na cidade e mais de 10 mil habitantes. “Tem a possibilidade de mais colégios do NRE de Ivaiporã receberem a consulta pública, mas parte muito do interesse da comunidade”, disse o chefe do NRE.

Comentários