Colégio Dom Pedro I de Pitanga e João Cavali Costa de Palmital aprovam mudança de modelo

Colégio Dom Pedro

Colégio Dom Pedro

O Colégio Estadual Dom Pedro I, de Pitanga, e o Colégio Estadual João Cavali Costa, de Palmital, passarão a adotar o modelo cívico-militar, a partir do ano que vem. Em Pitanga, a votação foi encerrada na noite da quarta-feira, 28 de outubro. 500 pessoas votaram no processo de escolha, sendo que 296 votaram pelo sim, para a mudança de modelo, e 196 votaram pelo não e, com isso, 59,2% da comunidade escolar aprovou a mudança e o Dom Pedro I será o primeiro colégio de Pitanga a adotar esse modelo de gestão. Em Palmital, a mudança teve uma margem mais folgada, com aprovação de 81% da comunidade escolar.

A implantação do modelo cívico-militar foi proposta para mais de 200 colégios em todo o Paraná, mas precisa que a comunidade escolar aprove. Haverá um diretor civil, escolhido pela comunidade, que cuidará da parte pedagógica; e um diretor militar, que será exercido por um policial da reserva, que cuidará das questões burocráticas, como manutenção do prédio e a gestão financeira.

O Governo do Estado garante que não haverá interferência militar na parte pedagógica, mas será cobrada disciplina mais rígida dos alunos. Nesse modelo, também haverá aulas de reforço nas disciplinas de português e matemática, além de matérias de estudo da Constituição e civismo.

Comentários