Hordéolo

Imagem da notícia.

O que é?

Conhecido por terçol, o hordéolo pode se manifestar de forma interna ou externa. O tipo externo é um pequeno abscesso na borda das pálpebras, gerado pela inflamação e infecção dos cílios por uma bactéria da pele.

O hordéolo interno é causado pela infecção das glândulas sebáceas, presentes na parte de dentro das pálpebras. Essas glândulas são responsáveis pela produção de gordura do filme lacrimal, tornando-o mais resistente ao ressecamento.

Apesar de não representarem nenhuma gravidade especial, os hordéolos, geralmente, são dolorosos e duram cerca de 7 a 10 dias, se externos, ou várias semanas, se internos.

Podem ocorrer em pessoas de todas as idades, porém, são mais frequentes nas crianças e em adolescentes, devido às alterações hormonais.

Sinais e sintomas

- Dor, inchaço e vermelhidão na área afetada;

- Sensibilidade à luz;

- Coceira;

- Lacrimejamento;

- Desconforto ao piscar.

Tratamento

Ambos os tipos evoluem espontaneamente, em geral, de uma a três semanas. Entretanto, compressas de água morna, quatro vezes ao dia, por 15 minutos cada, podem ajudar.

Lembre-se! Apenas o oftalmologista realiza o exame para confirmar o diagnóstico. Em alguns casos, os médicos prescrevem colírios e pomadas que podem acelerar o processo de cura e em quadros mais graves, antibióticos via oral são indicados.

Dica

- Não utilizar lentes de contato durante o tratamento;

- Evitar maquiagem dos olhos;

- Não coçar os olhos.

Comentários