Ivaiporã conquista segunda colocação em primeira prova nacional de laço

Pódio da prova realizada no interior de São Paulo

Pódio da prova realizada no interior de São Paulo

O cavaleiro ivaiporãense Diego Araújo ficou em segundo lugar na prova de laço individual, na categoria amador principiante, na etapa de Araçatuba do 43º Campeonato Brasileiro, promovido pela ABQM (Associação Brasileira de Criadores de Quarto de Milha), disputado entre os dias 17 e 18 de outubro. A modalidade de laço cronômetro foi uma das mais concorridas com 89 competidores, sendo que cada cavaleiro pode inscrever até cinco cavalos diferentes. Ainda na mesma modalidade, ele ficou em quinto lugar, com outra montaria, e na modalidade de laço técnico, ele ficou em sexto lugar entre 111 competidores. Essa é a primeira prova que o ivaiporãense participa do circuito da ABQM, que reúne os principais laçadores do Brasil.

Diego Araújo comenta que a prova de laço individual é disputada de duas formas: o cronômetro, onde a prova é cronometrada por tempo; e a técnica, onde os cavaleiros e os animais são avaliados por juízes.

Araújo pratica o esporte desde pequeno e foi incentivado pelo pai, que era praticamente da modalidade. “Aprendi com ele, cresci na fazenda, sempre lançando em meio dos animais”, frisa. Ele é treinado pelo jovem Bruno Paulini Dias, que aos 21 anos já é um profissional da modalidade e reconhecido nacionalmente pelos associados da ABQM.

A participação no evento foi realizada por meio da parceria entre o CT Santana de Bruno Paulini Dias, que fica próximo a C. Vale, e o Araújo Ranch. “A gente já vinha participando de alguns eventos na região, mas essa é a primeira vez que participo de uma prova oficial da ABQM de nível nacional”, frisa Diego.

A comitiva formada pelo Araújo Ranch e CT Santana é sete competidores da região. Mas ele destaca que esse esporte vem crescendo a cada ano na região central e já existem competidores em outras cidades da região. “Essa é uma modalidade que o pessoal pratica na fazenda, se transformou em um esporte e foi para as pistas de competição”, frisa.

O resultado incentivou a equipe do Araújo Ranch a participar de novas provas e, no mês de novembro, participará de uma prova da ANLI (Associação Nacional dos Laçadores Individuais). “A nossa intenção era participar de várias provas que ocorreriam durante o ano, mas em função da pandemia da Covid-19 muitos eventos foram cancelados”, ressalta o segundo colocado da prova.

Os integrantes do Araújo Ranch são Gabrieli Bala, Diego Araújo e Gabriel Araújo e os membros do CT Santana são Bruno Paulini Dias, Mateus Marques, Ana Clara Dias e Crisbeli Sudak.

Diego Araújo mostra troféu da prova disputada em Araçatuba

Diego Araújo mostra troféu da prova disputada em Araçatuba

Comentários