PSB de Pitanga regulariza proporcionalidade e chapa de vereadores é deferida para eleição

Edson Stipp – presidente do Psb de Pitanga

Edson Stipp – presidente do Psb de Pitanga

O PSB (Partido Socialista Brasileiro) de Pitanga recebeu sentença favorável da Justiça Eleitoral de Pitanga, deferindo o registro da chapa de vereadores para a disputa das eleições municipais de 2020. O presidente da legenda, Edson Stipp, o Batatinha, informou que, inicialmente, o partido havia registrado 17 candidatos, sendo 12 homens e 5 mulheres, entendo que, dessa forma, cumpriria com a proporcionalidade do registro de 30% dos candidatos sendo do sexo feminino. No entanto, a Justiça Eleitoral se manifestou apontando que a proporção correta seria de 5.1 mulheres e, nesse sentido, foi solicitado à legenda que retirasse a candidatura de um homem.

O presidente da legenda conversou com os candidatos e Gilson Teixeira do Nascimento, o Teixeirinha, retirou sua candidatura a vereador e, com isso, a legenda passou a contar com 11 candidatos e 5 candidatas. “Agora está tudo certo, todos os nossos candidatos tiveram registro deferido e os eleitores podem votar com tranquilidade nos candidatos do PSB ou na própria legenda”, disse Edson Stipp.

Ele ressalta que o entendimento do partido, com relação à proporcionalidade, seguia o critério que era usado nas eleições anteriores, quando cabia um arredondamento tanto para baixo como para cima. “Mas já regularizamos isso e, conforme a sentença da Justiça Eleitoral, o partido está apto para a disputa das eleições”, ressalta.

Comentários