Instalação de semáforo possibilita que Rua Sete de Setembro volte a ter mão dupla

Semáforo é instalado na Avenida Ladislao Gil Fernandez

Semáforo é instalado na Avenida Ladislao Gil Fernandez

A Prefeitura de Ivaiporã iniciou, na semana passada, a instalação de um semáforo no cruzamento da Avenida Ladislao Gil Fernandez com a Rua Sete de Setembro, que servirá para regularizar o fluxo de carros no trecho e permitir que a Rua Sete de Setembro volte a ser de mão dupla. Atualmente, ela é uma via de mão única em praticamente toda a sua extensão. A intervenção será completada com a abertura da mureta que divide as faixas da avenida para possibilitar a melhoria do tráfego no trecho.

Segundo o setor de obras da prefeitura, após as intervenções de instalação do semáforo e adequação da mureta, será colocada uma sinalização na pista indicando que os motoristas que seguem da Avenida Ladislao Gil Fernandez para a Rua Sete de Setembro, sentido centro, não precisarão parar no semáforo. Já os motoristas que seguem nos outros sentidos da via, precisarão respeitar a sinalização.

O objetivo da intervenção é desafogar o trânsito no cruzamento das avenidas Aparício Cardoso Bittencourt, Paraná e Ladislao Gil Fernandes, em frente à Azambuja Materiais para Construção, que é considerado, atualmente, um dos principais pontos de estrangulamento de trânsito em Ivaiporã.

Com o retorno da mão dupla na Rua Sete de Setembro, motoristas que circulam por essa região e pretendem seguir no sentido do trevo principal de Ivaiporã poderão optar por essa via, sem precisar acessar a rotatória em frente ao Jornal Paraná Centro.

Nossa reportagem ouviu comerciantes da região, onde está sendo instalado o semáforo, e eles avaliam como positiva a iniciativa. O sócio-proprietário da Flora Ivaiporã, Edison Almeida, destaca que a Avenida Ladislao Gil Fernandez foi um grande benefício para Ivaiporã, mas, hoje, o principal problema é a velocidade que os carros desenvolvem na via, o que torna um perigo para os pedestres e ciclistas que pretendem atravessar a via, especialmente nos horários de maior fluxo de carros. “A instalação desse semáforo é uma medida inteligente, pois irá conter a velocidade e dar mais segurança para os pedestres que necessitam atravessar a via, além de facilitar o acesso às empresas que estão instalados nesse local e, com isso, tanto os pedestres como os comerciantes agradecem”, ressalta.

Bruno Ricardo Ferreira, da Colonial Churrasqueiras, disse que é comum ouvir reclamações dos moradores, principalmente do Jardim Belo Horizonte, sobre ter que dar uma volta muito grande para retornar ao local. Além disso, os moradores de boa parte da cidade, que hoje precisam ir para o trevo, têm que ir até a frente do posto, quando poderiam descer pela Rua Sete de Setembro e desafogar o tráfego naquele local. “Acredito que vai ficar muito bom e desafogar o tráfego lá no começo da avenida e, além disso, haverá uma redução na velocidade, que vai dar segurança para crianças e idosos que precisam atravessar por esse local”, comenta Bruno Ferreira.

Bruno Ferreira acha iniciativa positiva

Bruno Ferreira acha iniciativa positiva

Comentários