Furnas doa materiais para hospitais de Ivaiporã

Furnas faz a doação de insumos para prevenção da Covid-19 para o Instituto de Saúde Bom Jesus

Furnas faz a doação de insumos para prevenção da Covid-19 para o Instituto de Saúde Bom Jesus

A empresa Furnas Centrais Elétricas, na semana passada, fez doação de insumos para o uso de hospitais que possuem ação filantrópica e fazem atendimento pelo SUS (Serviço Único de Saúde). Em Ivaiporã, foram selecionados para receber as doações, o Instituto de Saúde Bom Jesus e o Instituto de Saúde Lucena Sanchez (antigo Hospital e Maternidade Ivaiporã). As instituições fizeram um cadastramento junto a Furnas e foram aprovadas para receber as doações, principalmente, pelo atendimento no combate à Covid-19.

O administrador da empresa em Ivaiporã, João Carlos Henrique de Paiva, disse que essas doações foram viabilizadas por meio de um convênio firmado entre a empresa estatal e o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento do Extremo Sul) em que cada real aplicado, Furnas reverteria em materiais para o combate à Covid-19 e, no final, a doação de Furnas, em todas as cidades em que ela conta com instalações, seria de aproximadamente R$ 8,5 milhões.

Para os hospitais de Ivaiporã foram entregues luvas, aventais, máscaras e álcool gel. “A estratégia da empresa é fazer essa doação em todas as cidades que tem instalações e sempre é bom lembrar que cerca de 27% da energia consumida no Brasil passa pela subestação de Ivaiporã”, comenta João Carlos Henrique de Paiva.

Além dos hospitais, Furnas também fez doações para entidades parcerias, como kit´s de higiene pessoal para os integrantes da Coopemari (Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Ivaiporã). Cada kit continha produtos como álcool 70, detergente, máscara para trabalho e de uso individual, sabonete e sabão, como forma de ajudar o desenvolvimento dessas entidades e, de alguma forma, proporcionar às pessoas um ambiente de trabalho mais adequado e seguro.

O administrador do Instituto de Saúde Bom Jesus, Marcos Aurélio de Assis, ressalta que essa doação vem em um momento bastante adequado para a entidade, principalmente, em função da pandemia, que provocou uma redução drástica no volume de pacientes e comprometeu toda a estrutura do hospital, seja pelos custos fixos, custo de medicamentos e da própria atuação dos médicos. Além disso, houve uma elevação considerável nos preços dos insumos, alguns, inclusive, saíram do mercado e isso comprometeu o caixa da instituição.

Nesse sentido, todas as doações são importantes e ajudam a dar continuidade aos atendimentos, englobando os 16 municípios da 22ª Regional de Saúde de Ivaiporã. “O nosso atendimento é bem amplo e alcança várias cidades da região e, por isso, essa doação vem em um momento oportuno, pois o hospital está passando por muitas dificuldades”, frisa.

Com o programa de Furnas, o Instituto de Saúde Bom Jesus recebeu cerca de R$ 94 mil em insumos, que abastecerão o hospital por um bom período.

Imagem da notícia.

Comentários