Sedação com óxido nitroso na odontologia

Drª Daiane Dal Santos

Drª Daiane Dal Santos

Você tem medo de ir ao consultório odontológico?

Com o objetivo de reduzir e até eliminar o receio de comparecer ao dentista regularmente para manter a saúde bucal adequada, a odontologia tem se utilizado de técnicas e equipamentos para minimizar a dor e deixar os pacientes mais confortáveis.

Para buscar atender todos os pacientes da melhor forma, as clínicas SORELLE, das Dras. Daiane e Paula Dal Santos, agora possui um equipamento que permite a sedação com óxido nitroso, o que proporciona o relaxamento do paciente durante a consulta e procedimentos.

Conhecida também com sedação consciente, esta é a técnica utilizada, principalmente, para pacientes fóbicos e ou que apresentam altos níveis de ansiedade frente ao tratamento odontológico e tem como principais objetivos o controle de comportamento, a melhora na comunicação e cooperação do paciente, reduzir ou eliminar a ansiedade e aumentar o limiar de dor. A maior vantagem é poder ser usado tanto em crianças como em adultos e possui rápida recuperação, podendo mesmo seguir com sua rotina imediatamente após o termino do procedimento.

Após inalado, o gás alcança os pulmões, passa pelos alvéolos pulmonares e chega à corrente sanguínea, atingindo o sistema nervoso central, aumentando a tolerância à dor dentro de 5 minutos. A ação do óxido nitroso é no córtex cerebral, região que controla medo e ansiedade.

Vale ressaltar que qualquer paciente com estado de saúde geral estável pode ser submetido ao processo de sedação consciente, não havendo assim contra indicações absolutas ao uso do óxido nitroso. O uso do gás é uma realidade nos Estados Unidos e Europa, porém, no Brasil, poucas clínicas possuem aparelhagem e qualificação para administrá-lo.

As profissionais da Clínica Sorelle buscam, constantemente, alternativas tecnológicas para proporcionar um atendimento cada vez mais confortável aos pacientes.

Comentários