Escolas do NRE de Ivaiporã preparam retorno das atividades extracurriculares

Valber Clarimundo e Alessandra Tomaz Kuplens

Valber Clarimundo e Alessandra Tomaz Kuplens

Nessa segunda-feira, dia 19 de outubro, estava previsto o retorno das atividades extracurriculares de forma presencial em 54 escolas da rede estadual de educação, em seis núcleos de Educação em todo o Paraná. O retorno dessas ações segue o que determina uma resolução emitida pela Secretaria de Estado da Saúde e que define as normas a serem adotadas e de que forma as escolas devem se preparar para oferecer essas atividades.

A coordenadora pedagógica da Educação Básica do Núcleo Regional de Educação de Ivaiporã, Alessandra Tomaz Kuplens, explica que as atividades extracurriculares são aquelas que acontecem em contraturno ao período regular de aula. E são consideradas extracurriculares as atividades do programa Mais Aprendizagem; a Hora Treinamento, sendo as modalidades que não possibilitam o contato físico; as salas de recursos multifuncionais; o aprofundamento da aprendizagem. Também poderão ser ofertadas aulas de reforço escolar para os alunos que contam com dificuldade de assinalação de conteúdo.

No entanto, para que os alunos possam participar dessas atividades, a família precisa autorizar a presença, por meio de um termo de compromisso que será fornecido pelas escolas.

O chefe do Núcleo Regional de Educação de Ivaiporã, Valber Vinícius França Clarimundo, ressalta que além da rede estadual de educação, a resolução também regulamenta a rede municipal e a iniciativa privada.

Esse retorno acontecerá de forma gradativa e, daqui a15 dias, será a vez das escolas da área do NRE de Ivaiporã. Valber Clarimundo disse que ainda não estão definidas quais escolas vão participar desse retorno. Para isso, está sendo feito o levantamento da demanda junto aos pais e responsáveis para verificar aqueles que querem que os filhos participem dessas atividades. A partir dessa consulta à comunidade escolar é que as escolas vão encaminhar a demanda ao NRE, que fará a solicitação junto a SEED, para o retorno das atividades presenciais e também o encaminhamento dos kits de segurança para o início dessas atividades. “Por isso, nesse momento, é importante que os pais e responsáveis de alunos das escolas estaduais entrem em contato com seus diretores para se informar de todas as ações que estão sendo proporcionadas e, caso queiram que os filhos participem, eles devem assinar o termo de compromisso com as medidas de segurança da Secretaria da Saúde para participar dessas atividades presenciais na escola”, frisa o diretor do NRE de Ivaiporã.

Comentários