OAB de Ivaiporã fará sabatina com candidatos a prefeito

Valdir Freitas, Luiz Henrique Branco e Christiane Bou Khezam

Valdir Freitas, Luiz Henrique Branco e Christiane Bou Khezam

A subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Ivaiporã realizará duas ações durante a campanha eleitoral de 2020, visando a orientação aos eleitores. A primeira ação, chamada Voto Consciente, é uma sabatina com os quatro candidatos a prefeito e a vice-prefeito de Ivaiporã. Os eventos ocorrerão na sede da OAB de Ivaiporã, sempre às 19h30. Para evitar aglomeração, o número de convidados foi limitado a 50 advogados, que deverão ser previamente inscritos.

Segundo o presidente da OAB de Ivaiporã, Luiz Henrique Maciel Branco, essa ação será amplamente difundida entre os advogados para que eles possam participar. Os candidatos convidados terão a oportunidade de expor seus projetos e propostas e responder a perguntas que serão feitas pelos advogados presentes.

As datas das sabatinas já estão definidas. No dia 15 de outubro acontece a conversa com o candidato Luiz Carlos Gil; no dia 20 de outubro é a vez do candidato Kleber Ditikun; no dia 22 de outubro o candidato Miguel Amaral; e as sabatinas serão encerradas no dia 27 de outubro, com o candidato Alex Papin. “É a primeira vez que vamos fazer essa sabatina, é uma novidade da nossa gestão, que pensamos em estender para as demais eleições. Os candidatos poderão expor livremente suas ideias e projetos e, ao final da exposição, será feita uma sabatina, de acordo com a ordem de inscrição, e com as perguntas sem tom ofensivo, provocativo ou ideológico”, ressalta.

O vice-presidente da OAB de Ivaiporã, Valdir de Freitas Júnior, ressalta que a OAB de Ivaiporã está empenhada em realizar essa conscientização da população, principalmente, relacionada à importância do voto. “O eleitor tem um grande poder nas mãos, pois o voto iguala todos, seja homem ou mulher, rico ou pobre, branco ou negro e esse é um momento de decisão e, para isso, precisamos do voto consciente”, comenta.

Candidaturas femininas

Outra ação que está sendo planejada pela OAB, dessa vez com a participação da Comissão da Mulher Advogada, é uma campanha de conscientização sobre a candidatura das mulheres. A ideia da subseção de Ivaiporã é conversar sobre a importância da participação das mulheres na eleição e mostrar como elas podem se inteirar dos fatos da polícia local e participar ativamente desse processo e não apenas pelo cumprimento das cotas. A lei determina que pelo menos 30% das vagas sejam ocupadas por mulheres e 30% dos recursos do fundo eleitoral e fundo partidário devem ser usados com essa finalidade.

A presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB de Ivaiporã, Christiane Singh Bezerra Bou Khezam, ressalta que junto com a OAB e o Ministério Público será feito um trabalho de fiscalização, para que, de fato, a participação efetiva dessas mulheres possa ser cumprida. Além de dar o suporte e promover a conscientização da população, em relação à denúncia. Ela lembra que subseção de Ivaiporã atende 16 cidades e conta com as advogadas de outras cidades para ajudar nessa proposta.

A OAB terá, nesse ano, um aplicativo pelo qual será possível fazer denúncias, que podem ser realizadas, inclusive, de forma anônima. Pelo aplicativo, qualquer cidadão pode denunciar e, caso tenha indícios de provas, as denúncias serão encaminhadas diretamente ao Ministério Público Eleitoral. “Nas eleições passadas, sabemos que algumas candidatas repassaram verbas para candidatos homens e, por isso, vamos trabalhar para evitar que as mulheres apenas sejam usadas como candidatas laranja, mas que elas possam participar de forma ativa da campanha eleitoral”, disse Luiz Henrique Branco.

Comentários