Sismupi realiza eleições para escolha da nova diretoria

Enetes Teixeira do Nascimento busca reeleição

Enetes Teixeira do Nascimento busca reeleição

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Pitanga e região, que representa também os funcionários das prefeituras de Mato Rico, Nova Tebas, Boa Ventura do São Roque e Santa Maria do Oeste, realiza no dia 23 de outubro, a eleição para a escolha da nova diretoria. Duas chapas disputam a preferência dos servidores aptos a votar. O atual presidente Enetes Teixeira do Nascimento, busca a reeleição, e o agente de endemias, Paulo Sérgio Zanotto, é o candidato de oposição.

O jornal Paraná Centro conversou com os dois candidatos. Enetes Nascimento lembrou que o motivo de sua candidatura é manter a independência do sindicato em relação ao poder executivo. Para ele, esse é um fator fundamental para representar os servidores municipais. Ele lembrou que, em 2010, sofreu uma situação de assédio moral e, na época, o sindicato não teve a independência necessária para representá-lo. “O presidente da época preferiu tomar o lado do prefeito e, por isso, eu disputei e ganhei a eleição e, desde então, nenhum servidor ficou sem defesa”, frisou.

Ele apresenta um tripé como principais propostas, que é garantir e manter os direitos adquiridos pelos servidores, principalmente frente à questão da reforma administrativa, que deve retirar alguns direitos. O segundo ponto é trabalhar a gestão de pessoas, que para ele é um dos principais problemas da gestão pública; “o setor de recursos humanos faz pagamento, mas não faz a gestão de pessoal”. E a terceira e principal proposta tem referência à saúde do trabalhador, que envolve as condições e jornada de trabalho, valorização por meio do plano de carreira e implantação de um vale-alimentação, especialmente porque, no ano que vem, dificilmente os servidores municipais terão reajuste constitucional.

Ele frisou que o sindicato tem a obrigação de passar as informações aos servidores e, principalmente, orientar com relação às mudanças que irão ocorrer na lei previdenciária e reforma administrativa, em debate no Congresso Nacional. “O conhecimento que temos, na parte previdenciária e na parte jurídica, com a experiência que temos, podemos fazer esse enfrentamento e debate que os servidores precisam”, ressaltou Enetes Teixeira do Nascimento.

Ele destaca que a experiência e o conhecimento, além da vontade, são os motivos para que os servidores municipais confiem em seu trabalho.

O candidato de oposição, Paulo Sérgio Zanotto, ressalta que é filho de servidores públicos e que sempre ouviu que o sindicato foi omisso em muitas situações. “Isso gerou em mim uma enorme insatisfação e o desejo de mudar a história do sindicato dos servidores públicos municipais, defendendo sempre e da melhor maneira possível os interesses da classe”, ressaltou o candidato, explicando o motivo que o fez se candidatar à presidência do Sismupi.

A principal proposta de sua campanha é a luta pela revisão do plano de cargos e salários. “Esse objetivo será trabalhando de forma incansável, ouvindo as necessidades de todos os servidores, para que possamos pleitear melhorias e rever o plano”, disse. A ideia, segundo o candidato, é buscar a melhoria na qualidade de vida e ter condições mínimas para o atendimento das necessidades essenciais dos funcionários. Ele também pretende trabalhar na ampliação dos convênios para atender Pitanga e os outros municípios da área de abrangência do Sismupi. “Pretendemos realizar cursos de capacitação profissional, atendimento à saúde e medicina do trabalhador e promover atividades de lazer, com a realização de confraternização e homenagem aos servidores”, ressaltou.

Paulo Zanotto disse que tem ouvido funcionários de diversos setores e, como bacharel em Serviço Social e Direito, se considera preparado para representar todas as classes, para que o sindicato seja atuante e trabalhe em favor de todos os funcionários. O candidato destaca que os servidores devem escolher a chapa 1, que é composta por servidores comprometidos e atuantes. “São pessoas qualificadas e que fazem muito além de apenas prestar o serviço público, mas procuram fazer o melhor pela sociedade”, finalizou.

Paulo Zanotto é candidato da oposição

Paulo Zanotto é candidato da oposição

Comentários