Pitanga realiza atividades em comemoração ao Outubro Rosa

Equipe organizadora da ação do Outubro Rosa

Equipe organizadora da ação do Outubro Rosa

A Secretaria Municipal de Saúde de Pitanga está iniciando a programação das atividades relacionadas ao Outubro Rosa. A coordenadora de Atenção Primária em Saúde de Pitanga, a enfermeira Rejane de Gênova, comenta que o objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.

Ela explica que a melhor estratégia para o controle da doença é o diagnóstico precoce e o rastreamento, por meio dos exames, que buscam identificar sinais ou sintomas que possam demonstrar o aparecimento do câncer; aquelas que têm um resultado anormal passam a uma investigação mais aprofundada. “A estratégia de diagnóstico precoce contribui para a redução do estágio de apresentação do câncer. Nessa estratégia, destaca-se a importância da educação da mulher e dos profissionais de saúde para o reconhecimento dos sinais e sintomas suspeitos de câncer”, explica.

Desde o mês de março, os exames de rastreamento estavam suspensos e apenas os exames de diagnóstico estavam sendo realizados e, agora, no mês de outubro, eles estão sendo retomados. Entre os dias 19 a 23 de outubro, será realizada a coleta dos preventivos, no período noturno, em todas as unidades da cidade (UAPSF, ESF Maristela, ESF Planalto, ESF Santa Regina, ESF Centro e ESF São Basílio). Estas unidades estarão abertas para realização dos exames de preventivo do colo de útero e agendamento das mamografias. Já nas unidades de saúde da área rural (Vila Nova, 5 Encruzilhadas, Rio do Meio, Cantú, Rio XV, Barra Bonita) haverá uma programação semanal por localidade, durante os meses de outubro e novembro. Os agendamentos serão realizados, antecipadamente, para evitar aglomeração, além disso, está sendo solicitada uma limpeza rigorosa da mesa ginecológica e o uso de lençol descartável.

Rejane de Gênova salienta que, desde que aderiu de forma efetiva a campanha do Outubro Rosa, é possível perceber uma presença mais efetiva das mulheres nesse período e, principalmente, a participação de outros órgãos não governamentais, como a OAB, UCP, Rotary, Associação Comercial e a Coamo.

A realização dos exames de mamografias no próprio município de Pitanga também é outro fator positivo e que tem evitado o deslocamento das mulheres para centros maiores e, com isso, melhorado a adesão às ações de prevenção. Sobre a expectativa da semana, é que possa ser feito o maior número possível de coletas de preventivos e mamografias, mesmo com a preocupação com a Covid-19. “A maior estratégia é evitar aglomerações nas unidades e atender as mulheres com agendamentos, evitando exposição aos riscos das doenças respiratórias neste momento de pandemia e também realizar o exame de forma eficiente e humanizada. Infelizmente, o evento Outubro Rosa, com a grande caminhada de toda sociedade, não será possível, mas as estratégias de trabalhos para acolher as mulheres nas unidades de saúde estarão sendo realizadas”, finaliza Rejane de Gênova.

Comentários