Propriedade de criação de gado de Manoel Ribas registra fenômeno raro

Bezerros nascem em propriedade rural de Manoel Ribas

Bezerros nascem em propriedade rural de Manoel Ribas

Um fato raro, que pode ser inédito no Brasil, pela quantidade de nascimentos em um período tão curto, aconteceu em Manoel Ribas, no mês de setembro, em uma propriedade rural pertencente ao veterinário Benilson Schomoeller. Três vacas tiveram trigêmeos em um período de quatro dias. Além disso, ocorreram mais três nascimentos de gêmeos no mesmo local. A fazenda tem 137 vacas da raça nelore e adota o modelo de inseminação com tempo fixo.

O parto de gêmeos em gado de leite é até comum, mas em gado de corte é raro. Segundo a Embrapa, a taxa é de 0,5%, ou seja, para cada 200 partos de bovino, um é de gêmeos. No entanto, o nascimento de trigêmeos é ainda mais raro; os estudos indicam a incidência de 0,05%, ou seja, para cada 2 mil partos se tem apenas um de trigêmeos. Agora, três vacas parirem trigêmeos em uma mesma propriedade é algo que não se tem registro conhecido.

Schomoeller já atua como médico veterinário em Manoel Ribas, há 19 anos, e nunca presenciou esse fato. “Nunca havia constatado parto de trigêmeos, agora o parto de três vacas na sequência é algo ainda mais raro”, ressalta.

Dos três partos, cinco bezerros sobreviveram, dois do primeiro parto e três do último. Os bezerros do segundo parto nasceram mortos.

Ele acredita que alguns fatores podem explicar a ocorrência desse fato, como uma boa nutrição dos animais, a minerização de forma adequada e a utilização de hormônios de qualidade para que ocorra a sincronização do período de inseminação.

“Estatisticamente falando, em todo rebanho de gado de corte é muito baixa a incidência de nascimento de três bezerros de uma vez”, ressalta.

Comentários