Colégios estaduais da região têm melhora na nota do IDEB

Professores da escola estadual Cristo Rei de Manoel Ribas

Professores da escola estadual Cristo Rei de Manoel Ribas

O resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do ano de 2019 mostrou que houve uma evolução no ensino, nos colégios da rede estadual de educação. Nos 31 municípios da região central, em apenas três deles houve uma redução na nota do ensino fundamental das séries finais (6º ao 9º ano), na comparação do IDEB do ano de 2017. Os municípios onde houve redução foram Iretama, que caiu de 5.2 para 5.1; Lidianópolis, que caiu de 5 para 4.9; e Marilândia do Sul, que teve a maior queda passando de 5.1 para 4.7. São Pedro do Ivaí manteve a mesma nota, 4.4.

A maior nota foi alcançada em Ariranha do Ivaí, com 5.7, no entanto, não é possível fazer a comparação, já que o município não obteve nota em 2017. A maior evolução aconteceu em Manoel Ribas, que saiu de 4.2 para 5.6. Aliás, a escola da rede estadual com a maior nota no IDEB na região central é a Escola Cristo Rei, localizada na área rural de Manoel Ribas, que teve a nota 6.6.

No Ensino Médio, apenas um município teve queda na nota. Rio Branco do Ivaí saiu de 4.3 para 4.1. A maior evolução aconteceu em Borrazópolis, onde a nota saiu de 3.1 para 4.5. Mas o município com a maior nota é Godoy Moreira, com 5.1. O município tem apenas um colégio que oferece o ensino médio, o Colégio Estadual de Godoy Moreira, foi o responsável pela nota.

A diretora do colégio, Francieli Aparecida Moreira, disse que toda a direção e professores da escola receberam a notícia com muito entusiasmo e ficaram extremamente felizes. “A conquista da nota do IDEB é resultado de um trabalho coletivo, em que todos participam com amor, dedicação e comprometimento”, ressaltou.

Francieli Moreira ressalta que foram diversas ações realizadas pela escola desde o ano passado e, mesmo durante a pandemia, isso tem ocorrido com o objetivo de garantir a aprendizagem efetiva dos alunos. Ela destaca o empenho do corpo docente da escola e o engajamento de todos nas ações, como a tutoria pedagógica, que é uma das ações ofertadas pelo NRE de Ivaiporã. “Nosso objetivo é oferecer uma educação pública de qualidade e, apesar das dificuldades, temos uma equipe que se dedica e busca fazer o melhor para os estudantes”, pontua. Ela também destaca que são realizadas várias ações como palestras, projetos e programas, realizados em prol da melhoria na qualidade do ensino.

O diretor da Escola Estadual do Campo Cristo Rei de Manoel Ribas, Paulo Bariviera Filho, comenta que o resultado foi recebido com satisfação por todos, especialmente pela dificuldade para essas conquistas. “Essa é uma conquista, mas o mais importante é priorizar a qualidade da educação que é oferecida aos alunos”, comenta.

Para ele, esse resultado foi conseguido em função da dedicação de todos os professores, funcionários e da equipe gestora. “Nada acontece por acaso e sim com muito trabalho e esforço”, detalha o diretor.

Ele enxerga que, apesar de contestado, o ensino público no Brasil, quando levado a sério e com o engajamento de todos, consegue oportunizar uma melhoria na situação de vida das pessoas.

Paulo Bariviera comenta que o resultado já era esperado, pelo trabalho e pela dedicação dos professores e da equipe da Escola Cristo Rei. “Quero também agradecer a participação dos pais e do chefe do Núcleo Regional de Educação, Valber Clarimundo, que tem nos apoiado para o que der e vier e ele merece os resultados que ele está colhendo”, comenta o diretor.

O chefe do Núcleo Regional de Educação, Valber Clarimundo, disse que vários fatores contribuíram para a melhoria do IDEB não apenas no NRE de Ivaiporã, mas também em todo o Paraná, como o trabalho de apoio às escolas que foi intensificado a partir do ano passado e, com várias ações que têm sido fundamentais, como a tutoria pedagógica que faz o acompanhamento do gestor e do pedagogo, com a valorização das potencialidades da instituição de ensino.

“Fiquei muito feliz, porque esse é o resultado de um trabalho coletivo e que foi desenvolvido pela Secretaria de Educação, pelo Núcleo de Educação e um empenho por parte da chefia, dos coordenadores pedagógicos e também das equipes gestoras, direção das escolas e professores e esse trabalho efetivo favoreceu a elevação da proficiência e da eficiência da aprendizagem dos alunos”, ressaltou o chefe do NRE de Ivaiporã, Valber Clarimundo.

Resultado coloca escola de Godoy Moreira em primeiro lugar no Ideb

Resultado coloca escola de Godoy Moreira em primeiro lugar no Ideb

Comentários