Pioneiro João Marques falece em Ivaiporã

Imagem da notícia.

Faleceu na tarde desta terça-feira, 15 de setembro, em Ivaiporã, aos 81 anos, o pioneiro João Marques, em decorrência do agravamento do mal de Parkinson. Ele morou em Ivaiporã por 60 anos.

O empresário João Marques nasceu em 6 de abril de 1939, na cidade de Mação, em Portugal. Filho de José Marcelino e Leopoldina Marques, ele veio para o Brasil aos 18 anos, em 1958, para morar em Jandaia do Sul. Em 1960, ele mudou-se para Ivaiporã, onde abriu uma loja de secos e molhados, na localidade de Lidianópolis, e a partir da década de 80 passou a dedicar-se exclusivamente ao ramo de materiais de construção. Casado com Maria Augusta Cardoso Marques, o casal teve 4 filhos, Vera Lúcia, Carlos Alberto (in memoriam), Marcelo e Márcio, e 5 netos.

Em entrevista concedida ao Paraná Centro, em novembro de 2015, João Marques relembrou que veio para o Brasil para escapar de servir o exército, no país de origem.

Sempre envolvido em questões sociais e no desenvolvimento de Ivaiporã, o empresário foi um dos pioneiros do Rotary Club e participou da primeira diretoria da Acisi. Em 2018, recebeu o título de Cidadão Honorário de Ivaiporã.

O velório será das 08h00 às 14h00 desta quarta-feira, 16 de setembro, na Capela Aliança, seguindo para sepultamento no Cemitério Municipal.

O município de Ivaiporã decretou luto oficial de três dias.

Comentários