Cenário político começa a ser definido em Ivaiporã e Pitanga

Até o dia 16 de setembro, os partidos políticos devem realizar suas convenções partidárias para homologar as candidaturas a prefeito, vice-prefeito e vereadores e também as coligações na chapa majoritária para as eleições municipais marcadas para o dia 15 de novembro. Convenções partidárias são reuniões realizadas por partidos políticos, em que filiados e filiadas, com direito a voto, na forma do estatuto, escolhem os candidatos e candidatas que disputarão o pleito.

A grande novidade para as eleições 2020 é que vários procedimentos - da convenção partidária ao registro das candidaturas - podem ser online, como forma de atender às recomendações médicas e sanitárias. Além da convenção virtual, será possível digitar a ata, registrar lista de presença, fazer cadastro dos candidatos e encaminhar tudo pela internet para a Justiça Eleitoral. Isso significa que os próximos dias serão decisivos para a definição dos candidatos a prefeito e vice-prefeito para as eleições municipais em outubro.

Até esse momento, o cenário político tem os seguintes pré-candidatos às prefeituras de Ivaiporã e Pitanga.

Ivaiporã

Miguel Amaral e Eder Bueno

Miguel Amaral e Eder Bueno

Marcelo Reis e Carlos Gil

Marcelo Reis e Carlos Gil

Alex Papin

Alex Papin

Kleber Ditikun

Kleber Ditikun

O atual prefeito Miguel Amaral (Republicanos) é pré-candidato à reeleição e a convenção partidária deve confirmar o presidente da Câmara de Vereadores, Eder Bueno, como pré-candidato a vice- prefeito e também os partidos que irão compor a coligação na chapa majoritária.

Outra dupla que está definida é do ex-prefeito Carlos Gil (PSD) e do vereador Marcelo Reis (PTB). Ainda não está definido quem será o candidato a prefeito e quem será o candidato a vice-prefeito. Isso deve ser definido na convenção partidária.

O vereador Alex Papin (PROS) confirmou à reportagem que pretende concorrer à prefeitura de Ivaiporã, mas ainda não confirmou a data da convenção, nem o nome do candidato a vice-prefeito. O servidor público Kleber Ditikun (PT) disse à reportagem que não tem a definição do candidato a vice-prefeito e que isso deve acontecer até o final desta semana, mas que a chapa de candidatos a vereador está praticamente completa.

Pitanga

Maicol Callegari Barbosa

Maicol Callegari Barbosa

Altair José Zampier

Altair José Zampier

Em Pitanga, por enquanto, são cinco os pré-candidatos a prefeito. Mas podem ocorrer mudanças no cenário político, após as convenções partidárias. O atual prefeito Maicol Callegari Barbosa (PSD) deverá ser confirmado candidato à reeleição na convenção do partido. O nome do candidato a vice-prefeito ainda não está definido, mas a tendência é a repetição da dupla com o atual vice-prefeito Carlos Brandalise.

O ex-prefeito Altair José Zampier (PL) é pré-candidato a prefeito e agendou a convenção para o dia 12 de setembro. Segundo ele, não existe uma definição sobre coligação ou pré-candidato a vice-prefeito, mas que as conversas devem se intensificar nos próximos dias com outros partidos de oposição.

O policial militar sargento Dirceu Morais (PSL) deve ser confirmado candidato a prefeito, na convenção partidária marcada para o dia 12 de setembro. Ainda falta a definição do candidato a vice-prefeito.

André Luiz de Oliveira

André Luiz de Oliveira

O vereador André Luiz de Oliveira confirmou à reportagem a pré-candidatura a prefeito pelo PTB. Ele disse que o partido está aberto a conversações com outras legendas, mas caso não haja entendimento, os nomes para vice-prefeito dentro do partido são dos vereadores Sidnei Heidmann e Amadeu Penga e da ex-secretária de Assistência Social, Lucinha Camilo.

A presidente da Câmara de Vereadores de Pitanga, Eloy de Lourdes Ottoni Pauloski, é pré-candidata pelo Progressistas, mas também conversa com outras legendas para definir um nome para concorrer na chapa como vice-prefeito.

Dirceu Moraes

Dirceu Moraes

Eloy de Lurdes Ottoni

Eloy de Lurdes Ottoni

Comentários