Transporte coletivo gratuito de Ivaiporã retorna no dia 8 de setembro

Articulado começa a circular a partir de 8 de setembro

Articulado começa a circular a partir de 8 de setembro

Com a estabilização dos casos de Covid-19 em Ivaiporã, a prefeitura adotou algumas medidas de flexibilização, que começaram a valer a partir da segunda-feira, dia 31 de agosto. A principal delas trata sobre o retorno das atividades do transporte coletivo gratuito, a partir da terça-feira, dia 8 de setembro. O decreto 13321/2020 regulamentou o retorno do transporte, que tem a obrigatoriedade do uso de máscara por todos os passageiros durante todo o trajeto, dentro do coletivo. O ônibus também terá que ficar com as janelas abertas o tempo todo e a utilização de álcool gel 70% para a entrada no veículo. Além disso, o decreto recomenda que as pessoas acima de 60 anos, que se enquadrem nos grupos de risco, gestantes e crianças abaixo de 1 ano, que são mais suscetíveis a desenvolver sintomas graves da doença, que evitem circular pelo coletivo municipal. O decreto também determina que a prefeitura faça a higiene diária dos ônibus.

Aulas presenciais em faculdades

O decreto 13.323/2020 autoriza, a partir do dia 14 de setembro, o retorno das aulas presenciais nas instituições de ensino superior de Ivaiporã. Para isso, as instituições deverão protocolar junto à prefeitura uma carta de intenção do retorno e promover todas as recomendações que estão citadas no decreto, entre elas a triagem clínica de todos os professores, alunos, colaboradores que forem acessar as dependências da faculdade; manter os alunos que se enquadram no grupo de risco em atividades remotas; respeitar o distanciamento de 1,5 metro entre alunos e professores; disponibilizar álcool gel e realizar outras ações preventivas prevista no decreto. O retorno só acontecerá após a anuência da prefeitura e do Centro de Operações Especiais (COE). A faculdade também terá que suspender qualquer atividade ou evento interno que caracterize aglomeração, onde não seja possível manter as regras de distanciamento e, em caso de um aluno ou professor confirmar a contaminação pela Covid-19, todas as pessoas que tiveram contato devem ser comunicadas imediatamente. Além, é claro, do uso de máscara durante todo o tempo que permanecerem na faculdade.

Eventos

O decreto 13322/2020, também publicado no dia 31 de agosto, regulamenta o retorno de eventos organizados por empresas particulares no âmbito do município. A partir do dia 15 de setembro, os eventos com até 100 pessoas podem ocorrer em Ivaiporã. Para isso, é preciso manter o distanciamento de 1,5 metro entre as mesas e todas as janelas e portas devem permanecer abertas. Os participantes também precisam se manter de máscara durante todo o tempo, inclusive nas áreas de ar livre. A entrada do local precisa estar com um dispositivo umedecido com água sanitária, que possibilite a higiene dos calçados, e os banheiros devem ser higienizados com frequência. Os organizadores devem orientar os participantes a evitar apertos de mão e o contato físico e disponibilizem álcool gel em locais de fácil acesso. Os eventos podem ter música ao vivo, mas é proibido dançar e também não será permitido o uso de áreas de playground ou academias. Para a realização do evento, a empresa organizadora precisa pedir uma autorização ao poder público com sete dias de antecedência.

Comentários