Ivaiporã recebe gibis do programa Educação Empreendedora

Gibis serão distribuídos a alunos da rede municipal de ensino

Gibis serão distribuídos a alunos da rede municipal de ensino

A Secretaria Municipal de Educação de Ivaiporã recebeu, recentemente, 1.368 gibis do programa Educação Empreendedora, desenvolvido em parceria com o Sebrae-PR. A entrega foi feita pela consultora do escritório do Sebrae de Ivaiporã, Joelma Katto, e acompanhada pela secretária de Educação de Ivaiporã, Rose Sirço.

Segundo a consultora do Sebrae, o principal objetivo desse projeto é desenvolver a cultura empreendedora entre as crianças, aproveitando esse momento em que elas estão na quarentena e, com as histórias em quadrinhos, desenvolver um comportamento empreendedor. Uma das principais ferramentas que foram preparadas para esse momento é a elaboração de dois gibis com essa temática, produzida em uma linguagem de fácil compreensão pelo público infantil e que serão distribuídos para 160 mil alunos da rede pública e privada de 139 municípios do Paraná, entre eles Ivaiporã.

O projeto foi aplicado no município em 2015 e voltou a acontecer nos anos de 2018 e 2019 e seria realizado em 2020, mas com a pandemia, o trabalho presencial foi suspenso. Como esse é um trabalho bem extenso, o município realizou o JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos), que é uma parte do Educação Empreendedora para os alunos que frequentam os projetos Casa de Vivência e Centro da Juventude, em horário contrário às aulas nas escolas. “O programa procura desenvolver as competências empreendedoras e que são essenciais para a sociedade como um todo e, nesse ano, os alunos vão receber os gibis e poderão trabalhar as ações junto com a família e executar essas habilidades que são importantes para a vida”, disse a consultora do Sebrae.

Joelma comenta que as histórias em quadrinhos oferecem aos alunos um conteúdo divertido e interativo, demonstram a importância do protagonismo juvenil e convidam a criança para sonhar e acreditar no futuro.

A professora Tereza Aparecida Paz, da Secretaria Municipal de Educação, disse que, nesse ano, em função da pandemia, os gibis do programa Educação Empreendedora serão aplicados a todos os alunos de 1º ao 5º ano da rede municipal e não apenas aqueles que estavam inseridos nos projetos. Com isso, serão distribuídos mais de 1,3 mil gibis. Mas além das revistinhas, a Secretaria de Educação preparou uma série de atividades para serem trabalhadas com os alunos. Como alguns não conhecem como funciona o programa, uma das professoras da rede municipal preparou um vídeo, explicando o que é empreendedorismo. O vídeo animado será distribuído nos grupos de whatsapp que foram formados em cada turma. Além disso, foram preparadas várias atividades, sendo diferentes para cada turma, além de fazer aquilo que está descrito no gibi. “Uma das atividades que estamos propondo é que os alunos desenvolvam a ideia de uma máquina que possa fazer algo de bom para ele, para estimular a criatividade e, depois, todas essas atividades serão compartilhadas com a turma na escola”, informou Tereza Paz.