Como escrever uma redação sem saber nada sobre o tema? Parte II

O momento da redação em avaliações como ENEM, vestibulares e concursos é sempre um elemento que provoca tensão, não é mesmo? Da estrutura ao tema, há diversos aspectos que devemos considerar para alcançarmos aquela nota desejada.

Mas o que acontece se, ao lermos o tema proposto, percebemos que não sabemos nada sobre o assunto? Para tentar te ajudar, vão aí algumas dicas práticas.

Desmembre o tema proposto

A frase que traz o tema da redação costuma ser mais longa, com várias informações fundamentais dentro dela. Quebre a frase em partes para compreender o assunto em profundidade e conseguir separar o essencial do acessório. Sua redação deve ser sempre centrada no tema essencial, primário, e não nas observações secundárias.

Selecione o campo geral do assunto

Os temas de redação são uma espécie de fatia de um assunto geral, mais amplo, por isso, leia a temática proposta com atenção e tente vincular a que campo de estudo ela pertence: Ao campo da saúde? Da educação? Da violência? Da mobilidade urbana? Da publicidade? Da tecnologia? Da acessibilidade? Da religião?

Observe os textos motivadores

Ainda que você realmente não saiba nada sobre o tema, os textos motivadores estão lá para te fornecer algumas informações básicas sobre o assunto. Ao lê-los, identifique as seguintes referências: Qual o assunto principal de cada um deles? Eles tratam de uma situação global ou específica de algum país, estado ou cidade? Qual a data do texto? Qual a posição do autor frente ao assunto? Há dados estatísticos no texto? Se sim, o que se pode concluir a partir de tais dados estatísticos? De qual fonte os textos foram retirados? Todas essas respostas serão fundamentais para que você compreenda o assunto, mesmo sem conhecê-lo previamente.

Analise o gênero textual dos textos motivadores

Qual gênero (ou quais gêneros) foi (foram) escolhido (s) como textos motivadores? Notícias? Infográficos? Narração? HQs? Após identificar o tipo de texto, pense: Por que esse (s) gênero (s) foi (foram) o (s) selecionado (s)? Como esse tipo de texto ajuda na compreensão do assunto?

Note as citações dos textos motivadores

Algum teórico ou pensador foi citado ao longo dos textos motivadores? Se sim, algo que acontece com extrema frequência, reconheça qual a opinião principal do teórico frente ao assunto e como a pessoa está relacionada ao tema. Caso você conheça algo sobre o teórico ou pensador, tente questionar: por que essa pessoa foi a escolhida como referência desse assunto?

Reconheça pontos a favor e contra

Os textos de base normalmente trazem visões opostas: uma a favor e outra contra o problema central contido no tema da redação. Ao fazer a leitura, reconheça qual é o principal ponto a favor e qual é o principal ponto contra. Após, analise quais deles mais te convenceu e por quê. Usando essa técnica, você consegue ter mais clareza sobre sua visão pessoal a respeito da temática.

Continua na próxima edição.

Comentários