Programa de Inseminação Artificial é fortalecido em Ivaiporã

Vitória Holzmann, Gilvani Coelho e Lourival Góes durante entrega dos equipamentos

Vitória Holzmann, Gilvani Coelho e Lourival Góes durante entrega dos equipamentos

O Governo do Estado, por meio do Núcleo Regional da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento de Ivaiporã (Seab), entregou ao município de Ivaiporã um veículo Montana, equipamentos e mais de 2,5 mil doses de sêmen como forma de apoio ao Programa de Inseminação Artificial (PIA), num investimento de R$ 150 mil. A entrega dos equipamentos foi feita na sexta-feira, dia 14 de agosto, pela chefe do núcleo regional da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), Vitória Montenegro Holzmann, ao diretor municipal de Agricultura de Ivaiporã, Lourival Goés, e ao inseminador do município, Gilvani Coelho.

Segundo Vitória Holzmann, o município de Ivaiporã tem sido um exemplo nas ações desenvolvidas nesse programa, pois nunca parou de trabalhar e sempre tem investido muito. “O PIA ajuda muito os pequenos produtores, principalmente, a melhorar geneticamente seus rebanhos. Muitas pessoas questionam, por ser uma ação pública, a qualidade do sêmen fornecido aos produtores, mas posso garantir que o material genético adquirido pela Prefeitura de Ivaiporã é de excelente qualidade”, disse.

Os sêmens adquiridos são de animais das raças holandesa, jersey e quarto suíço, que proporcionam melhoria da qualidade da genética do rebanho leiteiro de Ivaiporã. “A qualidade dessa genética é acima do padrão, nas propriedades atendidas pelo programa. Atualmente, são 200 produtores cadastrados, que pagam cerca de R$ 37 pela dose de sêmen, que são subsidiadas em 50% pelo município”, explica o inseminador Gilvani Coelho. Ele salienta ainda que, nos últimos três anos e meio, o município aumentou ainda mais o subsídio para os produtores cadastrados no programa.

O diretor municipal de Agricultura, Lourival Góes, disse que o programa melhorou de forma significativa a qualidade do rebanho, tanto que, no início dos anos 90, quando teve início o PIA, o rebanho era formado por vacas de raças mestiças, com uma produção média diária entre 5 e 10 litros e, agora, as propriedades atendidas já têm animais com produção de diária de 60 litros/dia. “Temos novilha de produtores, já em primeira cria, dando de 19 a 20 litros dias, e o sêmen oferecido pela Prefeitura de Ivaiporã tem muita qualidade e isso é muito importante para o produtor, que passa a produzir em escala e ter uma renda muito boa”, frisa o diretor de Agricultura.

Ele salienta que esse resultado foi possível graças ao trabalho dos profissionais e da estrutura, e que o município tem colhido esses frutos. “Quero agradecer ao governador Ratinho Júnior e ao secretário Norberto Ortigara por dar continuidade a esse programa, que é um exemplo, e por contemplar Ivaiporã com esses recursos”, ressaltou Góes.

Comentários