Como escrever uma redação sem saber nada sobre o tema? - Parte I

O momento da redação em avaliações como ENEM, vestibulares e concursos é sempre um elemento que provoca tensão, não é mesmo? Da estrutura ao tema, há diversos aspectos que devemos considerar para alcançarmos aquela nota desejada.

Mas o que acontece se, ao lermos o tema proposto, percebemos que não sabemos nada sobre o assunto? Para tentar te ajudar, vão aí algumas dicas práticas.

Esteja atento às atualidades

As redações de grandes testes, frequentemente, trazem assuntos que estão em voga. Por isso, assistir a telejornais, ler revistas e consultar sites de notícias são atitudes que te ajudam a estar por dentro dos assuntos mais comentados do momento. Inclusive, sites de notícias trazem em sua página inicial um bom apanhado de tudo de mais importante que está acontecendo no mundo, só cuide da veracidade e da integridade de tais sites. Tome cuidado com as fake news!

Os temas são pensados para você

Ao formular a prova, as organizadoras têm em mente qual é o público que realizará a avaliação, por isso, dificilmente é selecionado um conteúdo extremamente específico. Sendo assim, procure pesquisar quais temáticas estão vinculadas ao universo da faixa etária da maioria dos candidatos daquele teste. Em caso de concursos públicos, analise quais são os assuntos relevantes para aquela função de trabalho.

Procure estudar temas mais amplos

Tenha em mente que as produções textuais desses tipos de provas são pensadas para que o candidato consiga expor seu ponto de vista sobre algo a partir de um processo de argumentação coerente. Por isso, não há apenas uma “resposta certa”, o que permite ao redator escolher qual caminho seguirá em seu texto. Portanto, é essencial que você se preocupe em ter uma visão geral sobre o assunto, uma vez que ela te servirá como base para desenvolver seus argumentos específicos. Por exemplo, ao invés de estudar sobre a falta de qualidade das merendas oferecidas no Brasil, pesquise sobre a condição atual da educação brasileira, pois se o tema for a qualidade das merendas ou a queda do nível de leitura dos alunos, você terá um ponto de partida para construir sua argumentação.

Comentários