No mês do advogado, Fatec Ivaiporã lança curso de Direito com proposta inovadora

Imagem da notícia.

Após receber com grande alegria a publicação da portaria de autorização do curso de Direito, a Fatec Ivaiporã faz o lançamento do curso com uma série de lives com renomados profissionais das mais diversas carreiras jurídicas.

A coordenação do curso será exercida pela professora e mestre em Direito Christiane Singh, que também atua como advogada na Comarca de Ivaiporã e já faz parte da equipe de docentes da FATEC IVAIPORÃ desde 2015.

Sobre a proposta do curso e projetos relacionados, conversamos com a coordenadora:

Qual sua expectativa ao assumir a coordenação do curso de Direito?

Christiane - Sinto-me honrada com o convite para assumir a coordenação de um curso de Direito, com uma proposta inovadora, alinhada com as demandas sociais e do cenário jurídico atual da qual eu pude participar da construção. Certamente, o curso de Direito da Fatec Ivaiporã será um divisor de águas em termos de ensino jurídico para o Vale do Ivaí.

Quais os diferenciais que o curso de Direito da Fatec Ivaiporã para a região?

Christiane - Em primeiro lugar, o projeto do curso foi construído por profissionais com ampla experiência e conhecimento jurídico, com uma perspectiva que atende às transformações e inovações que tanto a educação tem experimentado, como o mundo jurídico.

Christiane Singh

Christiane Singh

A matriz curricular foi estruturada de forma a desenvolver as habilidades e competências necessárias ao profissional do Direito e constante intercâmbio entre prática e teoria, seja pela utilização de metodologias ativas de aprendizagem ou pelas atividades desenvolvidas no núcleo de prática jurídica desde o início do curso e ainda pelos projetos de extensão.

A Fatec Ivaiporã tem se destacado no Vale do Ivaí por dispor de uma estrutura física diferenciada, o que o curso de Direito traz nesse sentido?

Christiane - Entre os inúmeros diferenciais, que estão presentes em todos os cursos da Fatec Ivaiporã, especialmente para o curso de Direito, o aluno terá ao seu dispor um Núcleo de Prática Jurídica que permitirá variadas atividades práticas e reais, como audiências simuladas, júri simulado, sala para mediação e arbitragem, espaço adequado para atendimento da população, sala de petições, além de salas de aula climatizadas e muito confortáveis, com recursos áudio visuais e apropriadas para desenvolver as metodologias ativas de aprendizagem.

Contamos com uma biblioteca física e uma biblioteca virtual que recebeu conceito máximo na visita de autorização do Ministério da Educação, sendo que a biblioteca digital conta com mais 7 mil títulos em geral e a física com aproximadamente 500 exemplares na área do Direito.

Ao longo do curso quais as possibilidades de estágio que os alunos terão?

Christiane - Além do estágio obrigatório realizado no Núcleo de Prática Jurídica, já contamos com convênios firmados com Ministério Público do Estado do Paraná, Secretaria de Justiça e Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, além de parcerias já firmadas com escritórios de advocacia, entidades assistenciais e diversos outros órgãos. Nosso foco é garantir aos acadêmicos, constante intercâmbio entre o conhecimento e o mercado de trabalho, promovendo o protagonismo do estudante e a possibilidade real de empregabilidade.

O curso de Direito já conta com algum projeto específico?

Christiane - Sim, já estamos iniciando a execução do projeto Carreira Jurídica, que tem por objetivo oferecer orientação vocacional aos acadêmicos a partir de diversas atividades que acontecerão ao longo dos cinco anos do curso. Nesse primeiro momento será realizada uma série de lives via instagran da Fatec, com profissionais renomados das mais diversas áreas do saber jurídico, que compartilharão suas experiências e trajetória profissional. Além disso, nossos projetos de extensão e ensino são multidisciplinares e serão executados junto às instituições parceiras e também de acordo com as demandas da comunidade, o que contribuirá de forma especial para uma formação completa, atual e humanizada dos acadêmicos e com o desenvolvimento na comunidade.

Fábio Costa

Fábio Costa

“A autorização do curso de Direito é, sem dúvida, motivo de grande alegria para o grupo e temos certeza que com toda infraestrutura física que já temos pronta para atender o curso de Direito, além da equipe altamente qualificada e com experiência na área, o curso agregará muito para o Vale do Ivaí”, afirmou o mantenedor da Fatec Ivaiporã, Fábio Costa.

Grasiéla Nogueira

Grasiéla Nogueira

O curso de Direito da Fatec Ivaiporã foi pensado e estruturado com a missão de preparar um profissional diferenciado para o mercado de trabalho, pois tem um projeto pedagógico inovador, com diferenciais importantes em relação aos cursos oferecidos na região. “Tenho certeza que aqueles que forem selecionados no vestibular para o curso, serão profissionais completos para seguir as mais diversas carreiras que o bacharel em Direito pode optar. Citando como diferencial do curso, já na autorização, o Ministério da Educação avaliou Projeto Pedagógico, infraestrutura, biblioteca, Núcleo de Prática Jurídica e corpo docente com nota máxima”, pontuou a diretora acadêmica Grasiéla Nogueira, que também é advogada, mestre em Direito e, atualmente, docente em cursos de pós-graduação.

Lives farão parte do lançamento do curso

A direção da Fatec Ivaiporã convidou diversos especialistas da área jurídica para contar um pouco sobre sua vivência na carreira, experiências, trazer dicas e orientações para quem deseja atuar na área e apresentar como é o dia a dia de um profissional de Direito.

Alguns dos convidados:

- dia 13.08 – às 19h30 -Guilherme Schimin - Promotor de Justiça;

- dia 17.08 às 19h30 - Alan Flore - delegado chefe do DECCOR da Polícia Civil do Estado do Paraná;

- dia 25.08 às 19h Dra. Mariana Lopes - presidente da CMA da OAB Paraná;

- dia 31.08 às 19h30 - José Cacciacarro - Juiz do TJPR.

As lives serão transmitidas pelo Instagram da Fatec, que convida a todos para acompanharem. Todo mês haverá vários convidados do meio jurídico que falarão de sua experiência, tendências do mercado e muito mais.

Comentários