Projeto vai distribuir mudas de café produzidas pelos próprios agricultores de Jardim Alegre

Mudas de café serão produzidas em Jardim Alegre

Mudas de café serão produzidas em Jardim Alegre

O Departamento Municipal de Agricultura de Jardim Alegre está com inscrições abertas para os produtores que têm interesse em participar do grupo de produção de mudas de café que serão produzidas no viveiro comunitário, mantido pela prefeitura. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de setembro e, segundo a diretora municipal de Agricultura, Elizabete Aparecida Maciel, a proposta é reunir em torno de 20 cafeicultores interessados em participar do projeto.

Ela explicou que a convocação é voltada aos produtores que têm interesse em adquirir mudas de café e podem ajudar na produção, para depois levar essas mudas para suas propriedades.

A prefeitura cede as sementes e os insumos necessários para a produção das mudas e os produtores entram com a mão de obra para a produção de desenvolvimento das plantas. No final, é feita uma divisão do que foi produzido e cada agricultor leva a quantidade para o plantio definitivo em suas propriedades. No ano passado, 12 cafeicultores participaram da atividade e a expectativa para esse ano é da produção de cerca de 40 mil mudas.

Antes de iniciar a semeadura, os produtores passarão por uma capacitação, que será ministrada por um técnico da secretaria de agricultura, e depois terão uma escala de trabalho e tarefas específicas, que vão desde a semeadura até que elas fiquem no ponto de ir para o campo. “O nosso objetivo é expandir e desenvolver cada vez mais a cafeicultura em nosso município e possibilitar que os cafeicultores possam renovar ou ampliar suas lavouras, com mudas de qualidade e produzidas com um custo muito baixo”, cita Elizabete Maciel.

Comentários