Lunardelli fortalece parceria com o Sebrae para projeto de diversificação de cultura

Representantes da prefeitura e do Sebrae debatem continuidade de ação do Sebraetec

Representantes da prefeitura e do Sebrae debatem continuidade de ação do Sebraetec

A Prefeitura de Lunardelli e o escritório regional do Sebrae de Ivaiporã realizaram uma reunião, no início da semana passada, para tratar das ações realizadas no município, visando um projeto de desenvolvimento da fruticultura, principalmente, para os produtores familiares. A reunião contou com a participação do prefeito Reinaldo Grola; da consultora Joelma Katto, responsável pelo escritório regional do Sebrae de Ivaiporã; além de técnicos do município e consultores do Sebrae.

Segundo o prefeito Reinaldo Grola, esse projeto já é realizado há dois anos, por meio do programa Sebraetec e tem como principal objetivo dar assistência técnica a um grupo de produtores rurais e suporte ao desenvolvimento de ações que visem à diversificação de culturas e organização comunitária. No entanto, em função da pandemia da Covid-19, os encontros presenciais com os agricultores não puderam mais ser realizados e não foi possível realizar mais nenhum tipo de assistência, sendo que a essa parceria tem sido feito de forma remota, com o uso das tecnologias disponíveis, até que possam ser retomados os encontros presenciais.

A proposta que está em execução, além de trabalhar a diversificação das culturas, também possibilita a organização comunitária e outros aspectos da produção rural. Para que o projeto tenha continuidade, nesse ano, está sendo realizada uma parceria com a utilização de uma assessoria remota e com o uso das tecnologias disponíveis para retomar os encontros presenciais. “Por meio do Sebraetec, foi possível viabilizar a retomada do trabalho da LUNAPROL e diversos agricultores ampliaram a produção para outras culturas, como morango, maçã e outras frutas”, ressalta o prefeito.

A consultora do Sebrae, Joelma Katto, ressalta que o acompanhamento dos produtores vai ocorrer até o mês de dezembro, de forma virtual, com a utilização de videochamada, videoconferência e grupos de whatsapp. “Por meio dos consultores credenciados, Marcos Colette e Jeferson Damasceno, realizamos o trabalho de acompanhamento da agricultura familiar, com ações na área da fruticultura”, ressalta.

Joelma Katto comenta que esse trabalho é muito importante, já que os agricultores estão tendo a oportunidade do acompanhamento técnico e alguém para apoiá-los no momento de dúvidas. “Esse é um produto novo e nem todos trabalhavam com fruticultura, portanto necessitam de apoio técnico”, comenta.

Comentários