Cuidados com a pele no inverno

Imagem da notícia.

Devido às baixas temperaturas e as agressões que elas podem causar ao nosso corpo, é essencial ter atenção aos cuidados com a pele no inverno. Nos meses mais frios, é comum que ela fique ressecada, que surjam alergias e que o seu aspecto fique comprometido.

Mas não se preocupe, porque cuidar da pele nessa época do ano não é algo tão complicado assim. Apenas precisamos ter atenção a alguns detalhes, que podem passar despercebidos em nosso dia a dia. Por isso, continue lendo este artigo e aprenda a cuidar de sua cútis para que ela se mantenha macia e bonita durante o ano inteiro.

- Evite banhos quentes demais

Os banhos quentes são uma das maiores tentações durante os meses de baixas temperaturas. Em especial para as mulheres, que naturalmente sentem mais frio do que os homens. Porém, a água quente demais, além de poder ocasionar queimaduras na pele, também retira toda a sua proteção natural, causando ressecamento.

O ideal é que o banho seja morno, numa temperatura agradável. Ao mesmo tempo, prefira utilizar sabonetes hidratantes, que minimizam as agressões e ajudam a nutrir a pele.

As esfoliações devem ser feitas com cautela, porque podem aumentar o ressecamento e causar alergias.

Imagem da notícia.

- Hidrate a pele de todo o corpo

Acrescente aos seus cuidados com a pele no inverno o uso de loções hidratantes ou óleos corporais para manter a hidratação. Não se esqueça de que todo o corpo precisa dessa atenção, o que inclui também o rosto, as mãos, os pés e os lábios.

Sempre utilize um produto de boa qualidade, adequado ao seu tipo de pele e ainda indicado para a parte do corpo a ser hidratada. Ou seja, para a face, use um creme facial, para os pés e mãos, também cremes específicos. Isso deve ser feito para assegurar que a hidratação seja na medida certa.

- Beba bastante água

Embora os cremes hidratantes sejam essenciais, de nada adianta fazer a hidratação apenas de fora para dentro, porque ela será superficial. Também é essencial que o seu organismo esteja hidratado, para que a pele possa produzir a sua proteção natural.

Isso é conseguido apenas com a ingestão de água, algo que reduzimos muito durante os meses mais frios. Procure se policiar para não negligenciar esse fator tão importante. Uma boa prática é manter com você uma garrafinha para que não se esqueça de beber água, já que é mais difícil sentirmos sede.

- Use o filtro solar

Embora o sol seja um pouco mais ameno durante os meses frios, também faz parte dos cuidados com a pele no inverno usar o filtro solar. Afinal, a radiação do sol não desaparece, e ainda que seja agradável se expor a ele, as suas agressões continuam.

Mesmo que a pele do corpo esteja coberta, não se esqueça de que o seu rosto está desprotegido. Então, não saia de casa sem aplicar um bom filtro solar em sua face, preferencialmente, indicado para essa área do corpo. Se for expor outras partes ao sol, também aplique o produto.

- Mantenha uma alimentação equilibrada

No inverno, nosso corpo pede mais calorias e é natural sentirmos vontade de comer alimentos doces e mais pesados, negligenciando as frutas, verduras e legumes. Porém, esse é um erro que não podemos cometer, já que a pele continua necessitando de nutrientes para se manter bonita e saudável.

Além disso, os alimentos típicos do inverno contêm mais toxinas do que os naturais. Essa característica associada à baixa ingestão de água traz prejuízos para a pele e para todo o organismo, já que essas substâncias se acumulam no sangue e isso se reflete em nossa aparência.

É importante lembrar que os cuidados com a pele no inverno devem ser realizados para todos os tipos de pele, incluindo as oleosas. Por isso, a sua única preocupação deve ser em procurar produtos ideais para você, mas nunca deixe de se cuidar para manter sua aparência bela e saudável, mesmo nos meses mais frios.

Comentários