Prefeitura de Ivaiporã lança Centro para Educação Especial

Equipe multidisciplinar do Departamento de Educação apresenta prédio do Cmae

Equipe multidisciplinar do Departamento de Educação apresenta prédio do Cmae

Um importante projeto gestão municipal de Ivaiporã está pronto para ser entregue à população, trata-se do CMAE (Centro Municipal de Apoio Especializado). A proposta foi organizada pela equipe multidisciplinar de Educação Especial do Departamento Municipal de Educação, com total apoio da diretora Rose Sirço e do prefeito Miguel Amaral.

As salas de atendimento e espaços das oficinas estão prontos para o funcionamento, no entanto, a pandemia causada pela Covid-19 fez com que a inauguração, que estava programada para o mês de abril, fosse suspensa, assim como os atendimentos.

Margarete Boing Mattei, psicopedagoga do Departamento de Educação de Ivaiporã, disse que o centro de apoio será uma extensão do trabalho que já é realizado nas escolas, por meio da classe especial e da sala de recursos. “Percebemos que, muitas vezes, os alunos precisavam de um apoio a mais ou uma terapia e que isso não era possível na escola e, para isso, o Centro vem para complementar esse trabalho”, cita.

As escolas municipais contam com salas de recursos multifuncionais e as classes especiais, que trabalham com alunos que precisam de uma atenção maior por parte dos professores. A equipe multidisciplinar realiza um trabalho de triagem, detecta a necessidade de cada criança e faz o encaminhamento para uma avaliação com psicóloga ou fonoaudióloga.

O CMAE dará continuidade ao atendimento do aluno, com um trabalho terapêutico e intervenções psicopedagógicas. “Esse é um sonho da equipe do Departamento de Educação e o projeto vai ajudar muito, principalmente, os alunos que não conseguem acompanhar os trabalhos realizados na escola”, comenta Margarete.

As atividades serão realizadas no contraturno do aluno e orientadas por psicóloga, fonoaudióloga e psicopedagoga. A expectativa é que, assim que passar a pandemia ou as aulas presenciais retornarem, o centro inicie os atendimentos.

A princípio, a equipe multidisciplinar que prestará o atendimento no CMAE será formada pelos próprios profissionais do Departamento de Educação, mas o projeto também abre espaço para parceria com outros órgãos da prefeitura, como a Saúde, para o atendimento de neuropediatria. “Esse projeto não é apenas da Educação, mas terá um acompanhamento de todos os parceiros, sendo que a Saúde é um dos mais importantes, e também da Prefeitura de Ivaiporã, sendo esse o primeiro município do Vale do Ivaí a oferecer esse tipo de atendimento”, cita a diretora municipal de Educação, Rose Sirço.

Ela destaca também que o atendimento no CMAE será diferenciado e, além do trabalho com os alunos, o departamento pretende realizar oficinas, reuniões e um trabalho diferenciado com os pais e responsáveis.

Comentários