Ivaiporã realiza testagem em idosos

O Departamento Municipal de Saúde de Ivaiporã e Vigilância Epidemiológica iniciam monitoramento quinzenal no Lar Santo Antônio.

O diretor do Departamento Municipal de Saúde, Claudeney Martins, e coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Nilza Fernandes, informam que, nesta quarta-feira, dia 22 de julho, teve início o monitoramento quinzenal no Lar Santo Antônio, onde foram coletadas cerca 70 amostras de nasofaringe e orofaringe (idosos e funcionários) e enviadas ao Lacen, que fará análise por PCR.

No dia 8 de julho, a Secretaria de Estado da Saúde enviou circular às Regionais de Saúde, com orientações para implementar medidas de prevenção, controle e testagem do Covid-19 nas instituições de longa permanência para idosos.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, disse que o objetivo é identificar precocemente casos positivos de Covid-19 em idosos e trabalhadores.

O Paraná foi o 1º Estado a implantar testagem nas instituições de longa permanência para idosos nos 399 municípios.

A medida foi anunciada no Centro de Operações em Emergências, em Curitiba, com a aprovação de Nota Orientativa (41/2020) elaborada em conformidade com as regras da Anvisa e Ministério da Saúde. Em função dessa testagem, o casos de pacientes em investigação subiu em Ivaiporã, no boletim divulgado nessa quarta-feira, dia 22 de julho. São 88 exames que aguardam o resultado, sendo que desses duas pessoas estão internadas.

O boletim também informa mais oito pessoas que testaram positivo para a Covid-19 em Ivaiporã, sendo seis pelo exame do Lacen e dois por teste rápido feito em laboratório particular. Com isso, Ivaiporã totaliza 261 casos positivos. Desse total, 190 são considerados recuperados e 62 estão em isolamento domiciliar, três pessoas estão internadas. 1086 exames foram descartados para a doença.

Comentários