Prefeitura de Ivaiporã incentiva a diversificação rural

Produção de tomate é incentivada em Ivaiporã

Produção de tomate é incentivada em Ivaiporã

Expectativa é produção de cerca de 800 caixas

Expectativa é produção de cerca de 800 caixas

O prefeito de Ivaiporã, Miguel Amaral, visitou no sábado, dia 18 de julho, o sítio do jovem agricultor Marcelo Luiz de Brito, 23 anos, que, em março desse ano, construiu uma estufa e iniciou a produção de tomate. A estrutura conta com cerca de mil metros quadrados e a ideia é que a produção fique em torno de 800 caixas na atual produção. O motivo da visita do prefeito, além de conhecer a produção do produtor, também é vistoriar as obras de cascalhamento da região, inclusive, segundo Marcelo Brito, ele está sendo assistido com a readequação do seu carreador, já que precisa da entrada do sítio em condições de trafegabilidade para que, mesmo em dias de chuva, escoar sua produção. “O apoio tem sido bom por parte da prefeitura, eu preciso do carreador arrumado, pois quando o tomate está em ponto de colheita, não tem como esperar e até o momento estou muito contente”, ressalta.

Trabalhando na área rural desde os 10 anos, o produtor tem uma área de 2,2 alqueires na comunidade do Perobão. O agricultor já trabalhou com a produção de maracujá e café e, como alguns de seus familiares já trabalham há bastante tempo com a produção de tomate, ele resolveu investir nessa cultura. “Sempre ajudei meus primos e tios na colheita, a colocar a carga no caminhão e trabalhar com essa cultura e, por isso, me interessei pela produção de tomate”, disse. A opção pelo plantio protegido é pela necessidade de proteger as plantas do frio e reduzir a incidência de pragas e doenças.

Marcelo Brito salienta que, nesse momento, o mercado de tomate está razoável. “Há alguns dias estava muito ruim, mas isso é normal, já que o preço oscila demais e estamos conseguindo vender e pegar um preço razoável”, salienta.

Comentários