Diário de uma pandemia: dicas para orientar pais e crianças

Durante esse período de pandemia, a rotina de todo mundo ficou diferente e as famílias estão experimentando ficar mais tempo em casa.

É um período que exige cuidados, prevenção e muita paciência. Para ajudar nessa missão, vamos sugerir algumas atividades para distrair as crianças quando elas estiverem em casa.

Mãos à obra!

Agora, com mais tempo em casa, é possível reforçar a rotina de alimentação adequada e saudável. É um momento propício para fazer as refeições em família e principalmente cozinhar.

A participação de todos no preparo das refeições também é importante nesse processo.

Brincar, jogar, dançar

Brincar, jogar, dançar e se divertir fazem bem para a saúde e entretêm as crianças. Mais do que nunca, é hora de tirar o foco dos eletrônicos e colocar o corpo em movimento. Tente resgatar as brincadeiras antigas, deixando um pouco de lado a tecnologia e explore a capacidade criativa e imaginária das crianças.

Para quem dispõe de espaço em casa, dá para pular corda, brincar de amarelinha e até mesmo fazer jogos com bola. Mas quando esse não for o caso, opte por brincadeiras que não exijam um ambiente amplo, como as de roda, mímicas e esconde-esconde.

Pequenas tarefas domésticas

Dependendo da faixa etária, algumas tarefas domésticas podem ser atribuídas às crianças. Vale organizar e limpar o próprio quarto e os brinquedos, ajudar a lavar e guardar a louça, jardinagem, varrer algum cômodo. Além de ser uma maneira de manter o corpo em movimento, a criança trabalha a coordenação motora e ainda desenvolve o senso de colaboração.

Organização também na brincadeira

A organização é essencial para que as coisas não saiam do controle. Faça um acordo com as crianças sobre os horários das brincadeiras. Delimite um período para estar com as crianças e outro para alguma demanda pessoal.

Se for preciso, marque um horário no despertador para que elas possam visualizar melhor que está na hora de começar ou encerrar a brincadeira. Nesse período de intervalo, vale orientar os pequenos a ler um livro, assistir a algum filme, desenhar, pintar ou até mesmo brincar sozinho com algum brinquedo.

Comentários