Lar Santo Antônio vive nova rotina para proteger idosos na pandemia

Atividade recreativa é um dos passatempos dos idosos durante quarentena

Atividade recreativa é um dos passatempos dos idosos durante quarentena

Os asilos estão fechados para visitas por causa da pandemia do novo coronavírus. Os idosos são o principal grupo de risco da doença e, por conta disso, o Recanto dos Velhinhos – Lar Santo Antônio de Ivaiporã – está com medidas preventivas, pensando na saúde dos 55 idosos que têm residência permanente no local.

Os passeios fora da instituição foram suspensos, conforme recomendação das autoridades de saúde do município, e redobrados os cuidados com a higiene, com a utilização frequente de álcool gel, máscaras, protetores faciais e luvas por parte dos colaboradores.

As medidas preventivas adotadas mudaram completamente a rotina da casa e dos 35 funcionários da entidade filantrópica, uma vez que, devido à restrição que faz parte das medidas preventivas adotadas para evitar a propagação do coronavírus, os idosos só podem se ausentar do lar para realização de exames e consultas extremamente necessárias.

Além da preocupação em cuidar da saúde do idoso, após quatro meses de isolamento, os administradores do espaço estão tendo que fazer malabarismos para fechar as despesas mensais e, assim, continuar a fornecer alimentação e outros cuidados.

A coordenadora do Lar Santo Antônio de Ivaiporã, Elaine Schmidt, destacou a importância da comunidade continuar sendo prestativa e solidária com a instituição. “A comunidade é de suma importância para nos ajudar nesse momento difícil, recebemos toda e qualquer doação, se for o caso, vamos até o portão para evitar que o doador entre no lar e tenha contato com os idosos”, afirmou a coordenadora.

Para minimizar a falta de abraços e de visitas daqueles que têm família, o Lar Santo Antônio tem movimentado a rotina dos velhinhos com atividades, festas, brincadeiras para fazer com que eles se distraiam, façam exercícios e não fiquem pensando tanto na situação atual. “Fazemos diversas atividades, como a festa junina para comemorar o Dia de Santo Antônio. Além disso, estamos realizando vídeo chamadas, telefonemas para aqueles que ainda têm família”, destacou Elaine Schmidt.

Projeto musical

A fim de encurtar distâncias, aproximar os idosos da comunidade, favorecer a troca de carinho por meio da música, o Lar Santo Antônio está desenvolvendo o projeto “Canta pra mim”, onde os velhinhos escolhem músicas que marcaram suas vidas ou que transmitem sentimentos bons, e essas canções são adotadas e executadas por cantores profissionais ou amadores, em mais uma demonstração de amor ao próximo.

Para participar e fazer a alegria dos velhinhos, basta entrar nas redes sociais do Lar Santo Antônio escolher um pedido e soltar a voz em um vídeo, que pode ser enviado pelo whatsapp (43) 988256560, facebook ou instagram do Lar.

Comentários