Pitanga assina convênio para início da produção de uva

Convênio com a Seab vai facilitar a cultura de uva em Pitanga

Convênio com a Seab vai facilitar a cultura de uva em Pitanga

A Prefeitura de Pitanga assinou convênio com a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab) para o início de um projeto de produção de uva no município. O Governo do Estado deve investir cerca de R$ 40 mil no projeto para a aquisição das mudas e o município entrará com uma contrapartida, no valor de R$ 10 mil, além de ceder mão de obra e assistência técnica, compra de equipamentos e materiais para a construção e reformulação dos parreirais.

Inicialmente, serão 5 produtores atendidos, mas a meta é chegar a 30 agricultores. Os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Agricultura para verificar a viabilidade do projeto. Aspectos geológicos, como a proximidade de áreas montanhosas e das culturas vizinhas, principalmente que precisam de uma grande quantidade de defensivos químicos, precisam ser levados em consideração antes da aprovação do plantio da uva na localidade.

O prefeito Maicol Barbosa ressalta que, há dois anos, o município estuda a possibilidade de implantar esse projeto e o incentivo à fruticultura iniciou no ano passado, com o plantio de maracujá, que começou com 15 produtores e hoje são mais de 80 cadastrados. A intenção do município é a produção de uva de mesa e fruta para a produção de vinho. O prefeito acredita que, dentro de três anos, as plantas comecem a produzir e, a partir do quarto ano, a viticultura passe a ser rentável.

Comentários