Ivaiporã reabre comércio na segunda-feira, dia 13

Imagem da notícia.

Em reunião realizada na Prefeitura de Ivaiporã, na manhã dessa sexta-feira, dia 10 de julho, com a participação de representantes do Ministério Público, Associação Comercial Industrial e Serviços de Ivaiporã (Acisi), Regional de Saúde, Departamento Municipal de Saúde, Câmara da Mulher e do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), ficou definido que o comércio de Ivaiporã será reaberto a partir da próxima segunda-feira, dia 13 de julho.

As atividades não essenciais estavam fechadas desde o dia 29 de junho, quando ocorreu um surto de Covid-19 no município e a suspensão do atendimento da UTI do Instituto de Saúde Bom Jesus. Nas últimas três semanas, os casos da doença no município saltaram de 22 para 202.

O retorno das atividades não essenciais está baseado na redução dos casos em investigação, que caíram de aproximadamente 500, há cerca de duas semanas, para 71 no boletim divulgado na quinta-feira, dia 9 de julho. Além disso, a rede de atendimento hospitalar em Ivaiporã está bem estruturada e com leitos disponíveis. Com o retorno do atendimento do Instituto de Saúde Bom Jesus, previsto para a próxima semana, o município de Ivaiporã contará com 26 leitos de UTI e mais de 60 leitos de enfermaria, que servem para o atendimento de toda a região.

Durante a reunião, o promotor de Justiça, Cleverson Leonardo Tozatte comentou que a situação está dentro de um controle e, por isso, é possível a flexibilização da volta do comércio nesse momento, mas alerta que, se houver um novo surto, serão necessárias medidas restritivas.

O prefeito de Ivaiporã, Miguel Amaral, disse que vai intensificar a fiscalização e trabalhar as eventuais punições, de forma individual, com o aumento de multa e mais rigor no cumprimento das normas sanitárias. O decreto com as definições das atividades e as regras de funcionamento serão publicadas até o final da tarde dessa sexta-feira ou no sábado, dia 11 de julho.

Bares e lanchonetes

O decreto também deverá prever a abertura de bares e lanchonetes, mas em horário restrito. Essas atividades irão funcionar, durante a próxima semana, até as 18h00. Segundo o prefeito Miguel Amaral, esse horário evita aglomerações e possibilita uma melhor fiscalização do cumprimento das normas sanitárias para a atividade. Um trabalho de orientação e conscientização dos empresários será feito durante a semana e, na sexta-feira, dia 17 de julho, uma nova reunião será realizada para averiguar a situação da pandemia no município. “Caso a situação continue sob controle, alguns horários poderão ser extendidos, mas para isso é preciso que todos colaborem, evitando aglomerações e tomando os cuidados necessários para o controle da doença”, disse o prefeito de Ivaiporã, Miguel Amaral.

Salões de beleza e barbearias tiveram a autorização para retomar as atividades já nessa sexta-feira, dia 10 de julho, e uma série de novas normas e uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s) foi exigida.

Comentários