Colégio João Paulo II continua com ensino de qualidade durante pandemia

Colégio João Paulo Ii de Pitanga

Colégio João Paulo Ii de Pitanga

A pandemia tem sido um desafio para que as instituições de ensino possam se adaptar e continuar oferecendo um ensino de qualidade e manter o vínculo com os alunos mesmo à distância. O Colégio João Paulo II de Pitanga adotou o lema “Continuamos juntos e mais conectados” e está trabalhando com todos os alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, com atividades remotas e procurando manter as atividades com a mesma qualidade das aulas presenciais.

A Educação Infantil iniciou um grupo Institucional via WhatsApp, motivando as crianças em suas respectivas fases de desenvolvimento. Após o dia 1 de junho, com as turmas de Pré I e II, iniciou-se com uma caixa para Pequenos Exploradores de atividades para realizar em família e, no dia 8 de junho, acrescentou a este processo de aprendizagem remota, vídeo aulas gravadas pelos próprios professores das turmas.

Aos sábados, contando como reposição de aulas, é realizado um momento mais prazeroso com uma vídeo chamada ao vivo para poderem participar ativamente, rever os colegas e manter o vínculo afetivo, que é muito importante. “Os professores empenham-se ao máximo para ser um momento de aprendizagem de forma atraente e cativante para mantê-los conectados”, comenta a direção da escola.

Para os alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais, a escola está trabalhando com a modalidade de ensino não presencial, com aulas remotas. Como os pequenos dependem do acompanhamento de um adulto para o desenvolvimento das aulas, a instituição decidiu trabalhar com aulas gravadas, que são feitas pelos próprios professores das turmas e disponibilizadas através do aplicativo Education One.

As aulas são disponibilizadas no período da manhã e, assim, os alunos têm a opção de escolher o melhor horário para o estudo. Elas também ficam gravadas no aplicativo para posterior consulta e revisão de conteúdo. Também são realizadas vídeo chamadas, para que ocorra a interação entre as crianças e professores.

Já aulas do Ensino Fundamental Anos Finais e do Ensino Médio estão sendo realizadas no modelo educação a distância (EAD), de forma remota e ao vivo no período da manhã, com início às 07h30 até as 12h15 min, ministradas pelos professores do colégio. Com essa iniciativa, os docentes buscam novas metodologias para que haja maior interação (professor/aluno), tendo a oportunidade de tirar suas dúvidas e, ao mesmo tempo, interagindo tanto com a turma quanto com professor. “Somos o primeiro colégio a implantar essa tecnologia como método de ensino, que se faz necessário nesse momento; o processo avaliativo é feito de uma forma contínua e on-line, por meio de exercícios e simulados”, frisa a direção da escola. As aulas de plantão são feitas semanalmente, de acordo com as dificuldades encontradas pelos alunos, que também ocorrem de forma remota e ao vivo.

Comentários