Prefeitura de Ivaiporã divulga decreto de fechamento do comércio

A Prefeitura de Ivaiporã divulgou o decreto 13240 com a relação das atividades que poderão funcionar e aquelas que devem permanecer fechadas pelos próximos 15 dias em Ivaiporã. As medidas passam a vigorar a partir da segunda-feira, dia 29 de junho e podem ser revistas a qualquer momento. As atividades suspensas por duas semanas são: casas noturnas, pubs, lounges, tabacarias, boates e similares; academias de ginásticas e similares; cinemas e demais casas de eventos; clubes e associações recreativas, bares, lanchonetes e similares.

O município também definiu as atividades que são consideradas essenciais e essas poderão funcionar durante esse período, desde que sigam as seguintes normas: disponibilização de álcool gel para clientes e funcionários; exigência no uso de máscaras para funcionários e clientes; permanência de um cliente a cada três metros e em caso de fila externa que a distância de dois metros seja respeitada. Poderão funcionar as empresas relacionadas com as seguintes atividades: farmácias, consultórios, laboratórios, e postos de saúde; supermercados, açougues, padarias e mercearias; lojas de conveniência e feiras; indústrias e construtoras; atividades de engenharia e construção civil; distribuição de alimentos, encomendas e cargas; postos de combustíveis; funerárias, bancos, lotéricas; distribuidoras de água e gás; clínicas veterinárias; serviços de comunicação, internet e imprensa; agropecuárias e lojas de produtos veterinários; seguradoras, escritório de advocacia e contabilidade, restaurantes e pizzarias, hóteis, floriculturas e profissionais de educação física para atividades ao ar livre. Além de serviços para manutenção de serviços essenciais, como autopeças, borracharias, oficinas, autoelétricas; materiais de construção, serralheria, vidraçaria e similares.

As igrejas podem abrir desde que respeitem o máximo de 30 pessoas por evento e o mínimo de 1,5 metro entre as pessoas.

Já os serviços essenciais sofreram restrição de horário de funcionamento. Os supermercados podem abrir de segunda a sábado, das 8h00 às 19h00. Os açougues e padarias podem funcionar até as 18h00, sem a possibilidade de consumo interno e com entrada de apenas uma pessoa por família; lojas de conveniência não poderão servir para consumo interno e hotéis não poderão servir alimentos em sistema de buffet.

Os serviços que não se enquadram na relação podem funcionar em sistema de delivery para entrega, recebimentos e atendimentos em domicílio. Uma nova reunião está marcada para o dia 3 de julho, às 14h00, na Prefeitura de Ivaiporã, onde as medidas serão reavaliadas, podendo ser mantidas, flexibilizadas ou até mesmo mais restritas.

Imagem da notícia.
Imagem da notícia.
Imagem da notícia.
Imagem da notícia.
Imagem da notícia.

Comentários