Bombeiros de Ivaiporã orientam com relação ao uso de álcool gel

Tenente Machado ressalta cuidados com o álcool gel

Tenente Machado ressalta cuidados com o álcool gel

A pandemia causada pelo novo coronavírus fez com que a população incorporasse novos hábitos, especialmente na questão da higiene pessoal, com o uso de máscaras e de álcool gel. O produto é recomendado para eliminar o vírus das mãos e sua utilização deve ser feita quando a pessoa não tem à disposição água e sabão neutro. No entanto, a pessoa precisa ter alguns cuidados com o uso desse produto, pois ele é altamente inflamável e pode causar danos quando em contato com os olhos.

O 2º tenente Fernando Alves Machado, do Subgrupamento Independente do Corpo de Bombeiros de Ivaiporã, ressalta que o coronavírus vem contaminando um grande número de pessoas, mas, fora do organismo, ele é relativamente frágil, que a água e sabão conseguem eliminar o vírus das superfícies. Já o uso de álcool gel deve ser feito apenas quando esses dois primeiros insumos não estiverem disponíveis, ou seja, quando a pessoa estiver fora de casa e não tiver como higienizar as mãos. “Nesses casos, o álcool gel é alternativa, mas sua manipulação deve ser feita com cuidado”, comenta.

Apesar de ter uma graduação menor que o etanol, por exemplo, mesmo a 70º, ele é altamente inflamável e com um agravante, sua chama não é visível. “É um produto que precisa de um cuidado muito especial e a nossa orientação é que a pessoa não faça a manipulação próxima a fontes de calor e, principalmente, quando for utilizar em criança, faça com cuidado e sempre sob a supervisão de um adulto”, frisa.

Muitas pessoas também têm deixado o álcool gel em frascos sobre o painel do carro. Isso deve ser evitado, pois em dias de calor, o interior dos veículos chegam a temperatura muita alta e uma exposição por muito tempo pode causar danos ao veículo.

Fernando ressalta também que as pessoas não devem, em hipótese alguma, utilizar o álcool gel 70º para o acendimento de churrasqueira. Para esse fim, devem ser usados produtos específicos que existem no mercado, que não tenham risco de explosão.

Comentários