Comitê de enfrentamento da Covid-19 orienta questões técnicas

Comitê debate assuntos relativos a pandemia da Covid-19

Comitê debate assuntos relativos a pandemia da Covid-19

Um dos órgãos mais importantes no município de Ivaiporã no enfrentamento da Covid-19 tem sido o Comitê de Enfrentamento da Covid, do Departamento Municipal de Saúde. O comitê é formado pelo diretor municipal de Saúde, Claudeney Martins, e por integrantes das equipes da Vigilância Sanitária e da Vigilância Epidemiológica, além de membros do Departamento de Saúde.

Martins explica que, no início da pandemia, as reuniões eram diárias e conforme as ações eram desenvolvidas e a situação da doença no município foi se estabilizando, a frequência das reuniões do comitê foi ficando menor. No entanto, sempre antes de cada reunião mais ampla na prefeitura, o comitê se reunia para pontuar os assuntos que seriam tratados no encontro com a sociedade civil e demais órgãos do município, para que o Departamento de Saúde tivesse uma situação consolidada. Claudeney cita como exemplo, uma das medidas recentes do município, que previa o retorno do transporte coletivo, mas a medida foi adiada. “O prefeito Miguel Amaral tem uma posição positiva nesses casos, ele procura sempre conversar com o pessoal da saúde, antes de tomar qualquer decisão e, nesse caso, ele entendeu as ponderações do nosso comitê e voltou atrás quanto ao retorno do transporte coletivo”, disse.

No entanto, com o surto de Covid-19 que ocorreu em Ivaiporã a partir do sábado, dia 20 de junho, o comitê voltou a se reunir com mais frequência, principalmente, para debater essa subida de novos casos na cidade. Claudeney Martins ressalta que, caso haja um aumento muito grande nos novos casos, a tendência é que o município adote medidas ainda mais restritivas do que as que foram tomadas no decreto publicado na segunda-feira, dia 22 de junho. “Muita gente tem falado do prefeito, mas as medidas que estão sendo colocados são sugeridas pelo comitê e tem o objetivo de preservar a saúde da população o máximo possível”, comenta.

Ele ressalta que não são apenas as medidas que são avaliadas nessas reuniões, mas também as questões operacionais, como a realização e disponibilidade dos testes, estoques de EPI´s (Equipamentos de Proteção Individual), entre outros. “Todos os assuntos tratados na reunião são relevantes para essa questão da Covid-19 e o principal objetivo é que possamos ter uma linguagem única por parte da Saúde de Ivaiporã”, disse o diretor de Saúde, Claudeney Martins.

Comentários