Prefeitura de Ivaiporã disponibiliza serviço de Castramóvel

Autoridades participam da entrega do castramóvel em Ivaiporã

Autoridades participam da entrega do castramóvel em Ivaiporã

A Prefeitura de Ivaiporã realizou na sexta-feira, dia 19 de junho, a entrega do Castramóvel, que será utilizado na castração de animais de rua. O funcionamento da estrutura será viabilizado em parceria com os municípios de Arapuã e Ariranha do Ivaí, que irão ajudar nos custos e receberão, em dias determinados, a estrutura para a castração dos animais dessas cidades. A ONG (Organização Não-Governamental) Toca de Assis também usará a estrutura.

A entrega do Castramóvel contou com a presença do prefeito Miguel Amaral; dos vereadores Eder Bueno e Alex Papin; dos diretores municipais; do presidente da ONG, Márcio de Castro, e demais representantes da entidade de cuidado aos animais. Inicialmente, o Castramóvel ficará na sede do Departamento Municipal de Meio Ambiente e atenderá, por meio de cadastro, animais de famílias que não têm condições de pagar o procedimento com um veterinário particular.

O Castramóvel foi adquirido por meio de emenda do deputado federal Osmar Bertoldi, atendendo a uma solicitação do vereador Alex Papin. “Conversando com o pessoal da Toca de Assis, que nos disse que a maior demanda seria um castramóvel; fizemos o ofício e o prefeito assinou o pedido, que se tornou realidade. Agora vamos colocar em funcionamento. É um sonho realizado do vereador Alex Papin e uma conquista para a população de Ivaiporã”, disse o vereador.

A unidade foi adquirida com emenda parlamentar, e a Prefeitura de Ivaiporã adquiriu os equipamentos cirúrgicos necessários para funcionamento, como balança digital, aparelho de anestésico, autoclave e centro cirúrgico estéril, e contratou uma veterinária e uma auxiliar para os procedimentos.

O presidente da Câmara de Vereadores, Eder Bueno, destacou o trabalho da ONG Toca de Assis nos cuidados com os animais de rua. “Rendo-me ao trabalho que essas pessoas têm feito, pelo amor que demonstram aos animais e temos percebido a diferença, pois quase não vemos mais animais abandonados em Ivaiporã”, ressalta.

O presidente da ONG, Toca de Assis, Márcio de Castro, disse que, para a entidade é a realização de um sonho, pois a única solução viável para o problema de animais abandonados é a castração, para a redução no número de nascimentos. “Acredito que, a médio prazo, teremos uma nova realidade em Ivaiporã, com relação aos animais abandonados”, ressalta.

Ele também ressalta que a parceria com os municípios vizinhos é positiva, principalmente porque Ariranha do Ivaí e Arapuã não têm uma entidade que faz o trabalho que a Toca de Assis realiza em Ivaiporã e, muitas vezes, os animais dessas cidades são abandonados em Ivaiporã.

A veterinária Bruna Pereira do Nascimento será a responsável pelo trabalho de castração dos animais, ela acredita que, com o apoio da Toca de Assis e de toda a população, será possível realizar um excelente trabalho no município, sendo que a meta é chegar a, aproximadamente, 100 castrações por mês.

O prefeito de Ivaiporã, Miguel Amaral, ressaltou o trabalho da prefeitura na aquisição dos equipamentos cirúrgicos e insumos para colocar o castramóvel em funcionamento, além da contratação da veterinária e da auxiliar. “Queremos agradecer aos prefeitos Deodato Matias (Arapuã) e Augusto Cicatto (Ariranha do Ivaí) pela parceria e por acreditarem nesse projeto do Castramóvel e que, certamente, vai ser um grande passo para resolver a questão dos cachorros e gatos abandonados nas ruas das nossas cidades”, disse o prefeito.

Veterinária Bruna Nascimento e a técnica de enfermagem Maria Aparecida

Veterinária Bruna Nascimento e a técnica de enfermagem Maria Aparecida

Comentários