Departamento de Saúde relata surto de Covid-19 em Ivaiporã

Na tarde desse sábado, dia 20 de junho, o Departamento Municipal de Saúde de Ivaiporã relatou um foco de surto de Covid-19 no município de Ivaiporã. Para o esclarecimento da população, o departamento divulgou a seguinte nota: o Departamento Municipal de Saúde de Ivaiporã informa que foi notificado caso de surto de Covid-19 em um grupo de familiares residentes no município de Ivaiporã.

Todos os casos e contatos intradomiciliares deste grupo foram testados, neste sábado, dia 20 de junho, e encontram-se em isolamento, monitorados pelo Departamento Municipal de Saúde.

Indivíduos que tiveram contato com os casos positivos devem procurar o Centro de Triagem - Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou ligar para o plantão Covid (43) 98457-1781. Os profissionais orientarão como proceder em cada caso.

Para coleta de exames, o Departamento Municipal de Saúde deve obedecer a critérios técnicos, como o tipo de contato (tempo, duração e frequência) e se há ou não a presença de sintomas. Por isso, a importância da avaliação do Centro de Triagem. Após a avaliação pela equipe de saúde, os contatos são orientados quanto aos procedimentos de coleta. Esta pode acontecer no momento da avaliação ou ser agendada, conforme cada caso, pela data e tipo de exposição. Todo esse procedimento é necessário para evitar falsos negativos.

Recomenda-se a todos os contatos, independente do tipo, o distanciamento social e utilização de medidas de prevenção (uso de máscara, lavagem das mãos e uso de álcool gel).

Além deste surto, foram diagnosticados mais 2 casos no município de pacientes que se encontram fora do período de transmissão. Portanto, o número de casos positivos aumentará. Este dado reforça que as medidas de distanciamento e segurança não podem ser flexibilizadas. Sejamos todos responsáveis!

Os exames foram realizados pela rede pública e em laboratórios particulares da cidade e até o momento, informações ainda não oficiais, apontam para pelo menos 15 novos casos positivos para a Covid-19.

Comentários