Rico & Pobre

Entre tantas pandemias, por exemplo: Covid, dengue ou anemia. Hoje, de Ivaiporã a Nova York, nós, seres humanos, lemos muito, seja à noite ou durante o dia. Todavia, enquanto Deus criou a Educação, o diabo mentiroso transformou isso tudo em desilusão. Assuntos de bar ou da religião, agora tudo vira confusão.

Nasci e fui criado na Avenida Alcir Wielewski, no conjunto de casas populares, no mesmo lugar que soltava Maranhão, com outro avô, Oscar Botelho, que com muita atenção preparava aquele lindo brinquedo feito à mão, que dançava lindo e livre no ar igual gavião. Foi um tempo muito bom, aos domingos, ia à missa com a vó Darci, depois descia. Era para ouvir piada com a vó Lazinha, uma guerreira que nunca deixou ninguém de barriga vazia.

Sabe como a vida realmente é? Poucos têm talento no esporte como Pelé. Neste momento pausa na rima, passo a escrever em dissertação. O cordel até aqui, foi para prender sua atenção. Continue, acompanhe essa prosa até o final da oração:

A Filosofia estuda a vida: desde a origem, onde estamos, como estamos, pra onde vamos e mais uma série de perguntas. Não quero contar o final do filme para quem quer estudar esta ciência, mas desde a Grécia antiga, com os primeiros filósofos até os pop-filósofos atuais, de Sócrates a Mario Sergio Cortella, a principal questão é “o que é felicidade” e como encontrá-la.

Falo por mim, tem dois ou três dias que encontrei a minha felicidade, depois de muito pensar: sou feliz quando consigo levar felicidade para alguém que não constituiria tal sentimento, sem a minha ajuda. Difícil tarefa, neste momento, mas posso fazer esticando sabedoria e conhecimento alheios. Resumo: quero ensinar a pescar, ensinar a ler. A decisão de usar ou não é da sua vontade, e começar.

As informações na internet são como folhas secas no meio de um grande furação de hipocrisia e conveniência. Pessoas repassam notícias falsas apenas para satisfazer sua opinião pessoal sobre determinado assunto. Por isso, estudar e ter força de vontade para aprender fará sua vida melhorar, ao saber driblar e separar o que é verdade e mentira. E ainda, ponto forte, a ciência da sabedoria está aberta para todos, do nascido no Maneco ao Monte Castelo, do Jacutinga ao Trevo, todos têm o mesmo potencial, basta querer.

Escrever e falar são consequências da forma que lemos. E progridem com exercícios práticos em uma escada natural, a saber. Inicialmente, captamos e entendemos intuitivamente o que nos dizem nos textos; então, automaticamente, começamos a imitar ou copiar, nos primeiros rabiscos, no ato contínuo do estudo, iniciamos a parafrasear, ou seja, escrever o já escrito, mas com nossas palavras, então e, por fim, com bagagem e coragem, criamos.

O primeiro texto escrevi em todos os gêneros que existem: confuso agora, sim, gafanhotos; mas ao final das 10 lições, será fácil reler e, ainda, satisfatória a felicidade de entender. Nesta coluna, Rico & Pobre, homenagem ao Tio Sérgio, não quero ser melhor que ninguém ou aplicar sermão. Mas, com as pequenas dicas e muita dedicação. Você irá aprender a gostar de ler e passar na sua vida, água e sabão.

Ronan Wielewski Botelho é nascido no Hospital Bom Jesus em Ivaiporã. Já foi presidente do Conselho de Usuários da Sercomtel; diretor geral da Câmara de Vereadores de Londrina 2015/2017; organizador nacional do Movimento Reforma Brasil em 2005; autor da tese da Candidatura Avulsa (MI 7232 DF), candidaturas sem partido político, que tramita no Supremo Tribunal Federal. Atualmente estuda pós-graduação em Filosofia na PUC/RS, Matemática na Unopar, Física na UEL, e é autor do Curso COMO LER LIVROS – na Hotmart.

Comentários