Prefeitura de Pitanga repassa recursos para transportadores escolares

Prefeito de Pitanga anuncia medidas durante transmissão ao vivo pelas redes sociais

Prefeito de Pitanga anuncia medidas durante transmissão ao vivo pelas redes sociais

A Prefeitura de Pitanga anunciou o pagamento de um auxílio para os transportadores escolares terceirizados do município. Sem receber desde meados de março, quando foram suspensas as aulas em função da Covid-19, os transportadores vinham sofrendo, pois para muitos deles o transporte terceirizado é a única fonte de renda. Além disso, como a grande maioria renovou seus veículos, tem compromissos com o financiamento dos veículos.

Segundo o prefeito Maicol Barbosa, o município de Pitanga aprovou uma lei para autorizar o repasse dos recursos, como forma de auxílio emergencial, para tentar dar uma sobrevida aos transportadores. O Governo do Estado parou o transporte, pois não está tendo aulas e o município teve que buscar alternativas para que os transportadores não fossem prejudicados. “Eles vivem disso, é o trabalho deles e não têm outra fonte para sustentar suas famílias; sabemos que a grande maioria estava com veículos novos, financiados, e precisa honrar seus compromissos”, ressalta o prefeito.

Maicol Barbosa comenta que foi preciso buscar uma forma legal para realizar o repasse aos transportadores, para que tanto os profissionais como o município não fossem prejudicados. “Agora estamos buscando mais recursos para que possamos atender os transportadores por mais um período”, ressalta o prefeito, que confirmou que a prefeitura seguiu o modelo realizado em outros municípios para garantir que fosse de acordo com a lei.

Retorno às aulas

O prefeito Maicol Barbosa comentou que ainda não existe uma data para que as aulas retornem e, com isso, o trabalho dos transportadores pudesse ser retomado. Ele frisa que, inicialmente, havia a possibilidade do regresso no mês de agosto. No entanto, ainda é algo incerto e, com o recente aumento de casos da Covid-19, ele não acredita que isso possa ser resolvido em um prazo determinado.

Arrecadação

Messias Bernardo agradece apoio da Prefeitura de Pitanga

Messias Bernardo agradece apoio da Prefeitura de Pitanga

Maicol Barbosa também lembra que houve uma queda significativa na arrecadação da Prefeitura de Pitanga. Desde o início da pandemia, a prefeitura já perdeu cerca de R$ 2 milhões que estavam previstos de arrecadação e mesmo com os R$ 800 mil que chegaram como compensação, por parte do Governo Federal, isso não será suficiente para cobrir as despesas da prefeitura, que já estavam previstas no orçamento anual do município.

ATEPI agradece

A ATEPI (Associação dos Motoristas do Transporte Escolar de Pitanga), por meio do presidente Messias Bernardo, agradece à administração municipal, em nome do prefeito Maicol Barbosa, do vice-prefeito Carlos Brandalise e secretário municipal de Educação, Alfredo Luiz Schavaren, pelo adiantamento de dois salários mínimos recebidos por linha, nos meses de maio e junho. “Esse adiantamento veio ajudar essa categoria que está sendo muito afetada pela pandemia de covid 19. Nossa gratidão a quem olhou com carinho para o transportador escolar”, afirmou o presidente Messias Bernardo.

Comentários